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Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular de Promoção da Saúde pretende dotar os estudantes de conhecimentos específicos aplicados aos princípios fundamentais da promoção da saúde pública (i.e. concepção holística, intersectorialidade, empowerment, participação social, equidade, acções multiestratégicas, sustentabilidade). Para tal será trabalhada terminologia fundamental e aumentada a literacia dos alunos não só no que respeita a elementos fundamentais explicativos das políticas de saúde atuais, como também no conhecimento da organização Internacional e nacional dos sistemas de saúde. Será ainda sublinhado o papel fundamental da atividade física como determinante fundamental de saúde (com efeitos sinergísticos noutros determinantes).
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 3
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT792-1-7632
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Conceito de saúde e suas implicações As grandes revoluções da saúde Retrato nacional e Internacional: inequidades em saúde Terminologia Fundamental. Prevenção e vários níveis de prevenção em saúde Elementos fundamentais em direcção às politicas de saúde atuais Organização Internacional e nacional dos sistemas de saúde: OMS, SNS e DGS (o Plano Nacional de saúde) AF como elemento agregador de outros comportamentos de saúde: O Plano Global de Promoção da atividade Física Risco e protecção; o papel do desenvolvimento de competenciais sociais e emocionais na promoção da saúde (a educação para a saúde) Os princípios da promoção da saúde: concepção holística, intersectorialidade, empowerment, participação social, equidade, acções multiestratégicas, sustentabilidade
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Objetivos
Objetivos
Objetivos de aprendizagem Descrever as principais abordagens utilizadas pela promoção da saúde Discutir a relevância da promoção da saúde para o aumento da esperança de vida saudável e sustentabilidade dos diferentes sistemas e do próprio planeta Capacitar os alunos para integrarem os princípios da promoção da saúde na sua actividade profissional Promover o interesse pelo aprofundamento das matérias abordadas. Conhecimentos, aptidões, competências a desenvolver pelos alunos Distinção entre prevenção primordial, primária, secundária e terciária Saber identificar as principais dimensões da promoção da saúde e os contextos prioritários em que deve ser desenvolvida Ser capaz de promover a intersectorialidade enquanto infraestrutura para a promoção da saúde Capacitar os alunos para integrarem os princípios da promoção da saúde na sua actividade profissional
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
- Vídeos demonstrativos - Consulta de documentos internacionais de referencia - Elaboração de projectos de acção-intervenção (metodologia de co-criação com os alunos)
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
WHO. Global action plan on physical activity 2018-2030: more active people for a healthier world. Geneva, Switzerland: World Health Organization; 2018. WHO. WHO guidelines on physical activity and sedentary behaviour 2020. Geneva: World Health Organization;2020. Strain, Raheema et al.National, regional, and global trends in insufficient physical activity among adults from 2000 to 2022: a pooled analysis of 507 population-based surveys with 5·7 million participants. The Lancet Global Health, Volume 12, Issue 8, e1232 - e1243 OCDE/Observatório Europeu dos Sistemas e Políticas de Saúde. Portugal: Perfil de saúde do país 2023. Paris: OCDE; 2023. ISPAH. The Bangkok Declaration on Physical Activity for Global Health and Sustainable Development. Br J Sports Med. 2017;51(19):1389-9 Loureiro, I.; Miranda, N. (2010) Promover a saúde. Almedina
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não