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Disciplina Promoção da Saúde

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular de Promoção da Saúde pretende dotar os estudantes de conhecimentos específicos aplicados aos princípios fundamentais da promoção da saúde pública (i.e. concepção holística, intersectorialidade, empowerment, participação social, equidade, acções multiestratégicas, sustentabilidade). Para tal será trabalhada terminologia fundamental e aumentada a literacia dos alunos não só no que respeita a elementos fundamentais explicativos das políticas de saúde atuais, como também no conhecimento da organização Internacional e nacional dos sistemas de saúde. Será ainda sublinhado o papel fundamental da atividade física como determinante fundamental de saúde (com efeitos sinergísticos noutros determinantes).
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conceito de saúde e suas implicações   As grandes revoluções da saúde   Retrato nacional e Internacional: inequidades em saúde   Terminologia Fundamental. Prevenção e vários níveis de prevenção em saúde   Elementos fundamentais em direcção às politicas de saúde atuais   Organização Internacional e nacional dos sistemas de saúde: OMS, SNS e DGS (o Plano Nacional de saúde)   AF como elemento agregador de outros comportamentos de saúde: O Plano Global de Promoção da atividade Física   Risco e protecção; o papel do desenvolvimento de competenciais sociais e emocionais na promoção da saúde (a educação para a saúde)   Os princípios da promoção da saúde: concepção holística, intersectorialidade, empowerment, participação social, equidade, acções multiestratégicas, sustentabilidade
  • Objetivos

    Objetivos

    Objetivos de aprendizagem   Descrever as principais abordagens utilizadas pela promoção da saúde   Discutir a relevância da promoção da saúde para o aumento da esperança de vida saudável e sustentabilidade dos diferentes sistemas e do próprio planeta    Capacitar os alunos para integrarem os princípios da promoção da saúde na sua actividade profissional   Promover o interesse pelo aprofundamento das matérias abordadas.     Conhecimentos, aptidões, competências a desenvolver pelos alunos   Distinção entre prevenção primordial, primária, secundária e terciária   Saber identificar as principais dimensões da promoção da saúde e os contextos prioritários em que deve ser desenvolvida   Ser capaz de promover a intersectorialidade enquanto infraestrutura para a promoção da saúde   Capacitar os alunos para integrarem os princípios da promoção da saúde na sua actividade profissional
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    - Vídeos demonstrativos - Consulta de documentos internacionais de referencia - Elaboração de projectos de acção-intervenção (metodologia de co-criação com os alunos)
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    WHO. Global action plan on physical activity 2018-2030: more active people for a healthier world. Geneva, Switzerland: World Health Organization; 2018.   WHO. WHO guidelines on physical activity and sedentary behaviour 2020. Geneva: World Health Organization;2020.   Strain, Raheema et al.National, regional, and global trends in insufficient physical activity among adults from 2000 to 2022: a pooled analysis of 507 population-based surveys with 5·7 million participants. The Lancet Global Health, Volume 12, Issue 8, e1232 - e1243   OCDE/Observatório Europeu dos Sistemas e Políticas de Saúde. Portugal: Perfil de saúde do país 2023. Paris: OCDE; 2023.   ISPAH. The Bangkok Declaration on Physical Activity for Global Health and Sustainable Development. Br J Sports Med. 2017;51(19):1389-9   Loureiro, I.; Miranda, N. (2010) Promover a saúde. Almedina  
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