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Disciplina Teoria e Metodologia da Investigação Científica

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta disciplina procura dotar os alunos de conhecimentos e competências que lhes permitam desenvolver projetos de investigação científica, baseados em evidência de elevada qualidade, sustentados nas melhores práticas metodológicas e respeitando os princípios éticos inerentes aos processos de investigação nas suas diferentes tipologias.   Pretende-se: a) Estimular uma postura científica e crítica perante as questões científicas na área do exercício e saúde. b) Estimular o conhecimento e compreensão dos modelos teóricos, autores, estudos empíricos e aspetos metodológicos dominantes na área científica do projeto de investigação do aluno, de forma a possibilitar a identificação das lacunas do conhecimento a colmatar. c) Mobilizar conhecimentos teóricos e metodológicos no desenvolvimento de projetos de investigação na área do exercício e saúde, que procurem dar resposta a perguntas de partida relevantes, interessantes e exequíveis, através de uma seleção de métodos adequados.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.   Teorias do conhecimento científico        a.   A prática baseada na evidência 2.   Princípios éticos        a.   A declaração de Helsínquia        b.   Autorizações das instituições        c.   O consentimento informado 3.   Projecto individual de investigação        a.   As normas na investigação: SPIRIT, STROBE, PRISMA e a rede EQUATOR.        b.   Concretização, passo-a-passo, de um projecto de investigação
  • Objetivos

    Objetivos

    1.   Conhecer as teorias do conhecimento científico e as normas de investigação científica 2.   Conhecer os princípios éticos da investigação científica 3.   Desenvolver um projecto individual de investigação   Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir: a) Desenvolver uma postura científica perante os problemas da área do exercício e saúde, identificando as lacunas do conhecimento. b) Conhecer as normas SPIRIT, STROBE e PRISMA para a elaboração de estudos científicos; c) Desenvolver perguntas de partida, de acordo com os critérios FINER (Exequível, Interessante, Inovadora, Ética e Relevante). d) Desenvolver a capacidade de definir objetivos e hipóteses de estudo. e) Desenvolver um método que responda ao objetivo de acordo com os princípios éticos e boas práticas para o desenvolvimento de projetos científicos.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Atividades de revisão de pares, com vista ao desenvolvimento do pensamento crítico. Estimulação ao uso de novas de técnicas de pesquisa inteligente (e.g., ChatGPT). Construção faseada do projeto de investigação, com base num interesse específico do aluno. Feedback progressivo.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Chan, A.-W., Tetzlaff, J. M., Altman, D. G., Laupacis, A., Gøtzsche, P. C., Krleza-Jeric, K., et al. (2013). SPIRIT 2013 statement: defining standard protocol items for clinical trials. (Vol. 158, pp. 200¿207). Presented at the Annals of internal medicine. http://doi.org/10.7326/0003-4819-158-3-201302050-00583 Elm, von, E., Altman, D. G., Egger, M., Pocock, S. J., Gøtzsche, P. C., Vandenbroucke, J. P., STROBE Initiative. (2007, October 16). The Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology (STROBE) statement: guidelines for reporting observational studies. PLoS Medicine. http://doi.org/10.1371/journal.pmed.0040296 Moher, D., Shamseer, L., Clarke, M., Ghersi, D., Liberati, A., Petticrew, M., et al. (2015). Preferred reporting items for systematic review and meta-analysis protocols (PRISMA-P) 2015 statement. Systematic Reviews, 4(1), 1¿9. http://doi.org/10.1186/2046-4053-4-1  
INSCRIÇÃO AVULSO
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