-
Apresentação
Apresentação
De acordo com o Dec lei 74/2006 um Mestre deve apresentar conhecimentos e capacidades que ¿permitam e constituam a base de desenvolvimentos e ou aplicações originais, em muitos casos em contexto de investigação¿. Adicionalmente, deve ter uma capacidade para integrar conhecimentos e para os comunicar a diferentes audiências. Esta UC procura desenvolver os métodos e técnicas de investigação que sustentam os pontos acima apresentados. Sumariamente, são trabalhados métodos de pesquisa e revisão de literatura, elaboração de um protocolo de investigação e análise de dados.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 8
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT792-10894
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Aspectos Epistemológicos O passo-a-passo de um projecto científico 1. O desenvolvimento do interesse e tema 2. A revisão de literatura 2. a. As bases de dados online 2. b. As normas das referências bibliográfica (APA) 2. c. Como organizar a revisão de literatura 3. O método 3. a. Desenhos de estudo 3. b. A escolha dos instrumentos/medidas 4. A análise de dados e a elaboração dos resultados 4. a. O que significa uma associação entre variáveis 4. b. Bioestatística
-
Objetivos
Objetivos
1. Desenvolver a capacidade de análise sistemática de publicações científicas e a reflexão crítica sobre as mesmas. - Conhecer os métodos de pesquisa bibliográfica disponibilizados em bases de dados (e.g., Pubmed, Sportdiscus) - Desenvolver técnicas de leitura de artigos (fichas de leitura) e de apresentação de artigos 2. Desenvolver competências e autonomia na elaboração de projectos científicos. - Conhecer os elementos de um projecto e as suas componentes - Desenvolve competências na elaboração de um pré-projecto 3. Conhecer e desenvolver as capacidades de análise de dados quantitativos. - Domina, na óptica do utilizador, o software JASP - Domina a definição dos procedimentos estatísticos em diferentes cenários de análise
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Esta Unidade Curricular está interligada com a de TMIC do 2º semestre, no sentido em que os alunos desenvolvem em MTI um pré-projecto em grupo que depois é individualizado e aprofundado na de TMIC. Adicionalmente, os alunos têm a possibilidade de apresentar e submeter, por duas vezes, as suas propostas, para serem avaliadas formativamente pelos professores. Assim, cria-se uma dinâmica no processo ensino aprendizagem em que o erro é visto como uma oportunidade de melhoria. Por último, todas as propostas de trabalho estão inseridas nas linhas de investigação do CIDEFES, levando a uma integração mais profunda entre os trabalhos que são desenvolvidos no mestrado e a investigação da FEFD.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
APA (2009). Publication Manual of the American Psychological Association - 6th Edition. Washington - DC: APA. Thomas, J. R. & Nelson, J.K. (2002). Métodos de Pesquisa em Atividade Física. Porto Alegre: Artmed.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não