-
Apresentação
Apresentação
A UC de Planeamento e Prescrição de Exercício para a Promoção da Saúde e Bem-Estar enquadra-se dentro de um conjunto de Unidades Curriculares que visam dotar os alunos de ferramentas próprias para a futura prática profissional enquanto profissional do exercício. A UC apoia-se nas recomendações das principais entidades nacionais e internacionais, procurando uma prática profissional sustentada na melhor evidência científica. A organização das aulas procura uma articulação estreita entre conteúdos desenvolvidos em ciclos de formação anteriores, procurando analisar e estruturá-los face às possibilidades contextuais, introduzindo novos conteúdos e desenvolvendo competências face a diferentes possibilidades de intervenção. É expectável que desta forma se alcance enquanto produto formativo final na linha de exercício e bem-estar, profissionais com elevada capacidade de adequar a sua atividade à maioria das situações emergentes da prática.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 10
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT792-10896
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Planeamento e prescrição de exercício para a promoção da saúde e bem-estar 2. Avaliação da aptidão física 3. Avaliação da atividade física 4. Planeamento e prescrição de exercício 5. Prescrição de exercício em pessoas aparentemente saudáveis e com condicionantes ou em fases distintas de vida
-
Objetivos
Objetivos
Considerando a finalidade da UC, os conteúdos programáticos e métodos de ensino visam que o aluno seja capaz de: 1 - Compreender a importância do desenvolvimento de processos de avaliação, prescrição e planeamento do exercício sustentados na melhor evidência científica e experiências contextuais de relevo 2 - Compreender o desenvolvimento, sustentação empírica, e aplicabilidade de recomendações internacionais para a prescrição e promoção da prática de atividade física, comportamento sedentário e sono, em crianças, adolescentes e adultos. 3 - Desenvolver competências de prescrição de exercício em pessoas aparentemente saudáveis, assim como em populações com condicionantes ou em fases especiais de vida 4 - Identificar a validade e fiabilidade de ferramentas e instrumentos de avaliação da atividade física e aptidão física, particularmente face a técnicas e tecnologias emergentes, e perante a necessidade de intervenções individualizadas e/ou especializadas
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Diferentes metodologias serão utilizadas no processo de ensino-aprendizagem. Trabalho com recurso a IA e tutorias em videoconferências serão dois recursos a utilizar mais frequentemente.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- ACSM (2018). Guidelines for exercise testing and prescription (10th Edition). Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins. - ACSM (2014). Resource manual for guidelines for exercise testing and prescription (7th Edition). Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins. - Haff, G. & Tripplett, T. (2016). NSCA Essentials of Strength Training and Conditioning (4th Edition). Champaign: Human Kinetics. - Teixeira, D. S., Gaspar, C., Marques, P. (2017). Manual do Técnico de Exercício Físico. Porto Salvo: Edições Manz. - World Health Organization (2019). Guidelines on physical activity, sedentary behaviour and sleep for children under 5 years of age. World Health Organization. - World Health Organization (2020). WHO guidelines on physical activity and sedentary behaviour: at a glance. World Health Organization.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não