-
Apresentação
Apresentação
A Dissertação é a Unidade Curricular que objectiva o desenvolvimento da competência e autonomia para a prática da investigação científica no âmbito do Exercício e Bem-Estar. A realização da Dissertação pressupõe a consecução de uma pesquisa bibliográfica que definirá o racional teórico do trabalho, a definição de um método, a recolha de dados, a análise dos resultados, uma discussão suportada no racional teórico seguido e uma conclusão. O produto final da Dissertação será um documento que incluirá dois manuscritos de artigos elaborados para a submissão em periódicos científicos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Anual | 60
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT792-3157
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Sim
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A dissertação está organizada nas 3 etapas seguintes, durante as quais o aluno trabalha sob a orientação de um docente, tendo os respectivos produtos finais: 1) Definição do tema, enquadramento teórico base, objectivo e definição preliminar do método Documento de trabalho até 10000 caracteres Apresentação em formato poster na 1ª conferência de avaliação 2) Revisão crítica da bibliografia, método; relatório do progresso da recolha de dados Um manuscrito de artigo com uma revisão sistemática da literatura ou meta-análise e o método do estudo. Apresentação em formato oral na 2ª conferência de avaliação 3) Resultados, discussão e texto final A dissertação final incluirá: Introdução geral (até 10000 caracteres) Manuscrito 1 ¿ Revisão Sistematizada da Literatura Manuscrito 2 ¿ Artigo experimental ou observacional Discussão geral (até 10000 caracteres) Apresentação oral para a defesa da dissertação.
-
Objetivos
Objetivos
Desenvolvimento de competências, conhecimentos e aptidões para a prática autónoma da investigação científica no âmbito do Exercício e Bem-Estar . Para atingir estes objectivos o aluno deverá: Desenvolver competências de pesquisa de literatura e de redacção de um racional teórico que suporte o tema da sua dissertação. Deverá conhecer as bases de dados que indexam trabalhos na área da literacia física e saber como elaborar uma revisão sistemática da literatura. Desenvolver conhecimentos, aptidões e competências para a criação do objectivo do estudo, bem como para a tomada de decisões metodológicas subjacentes ao projecto. Recolher e analisar os dados, de acordo com as técnicas de análise adequadas. Dominar as técnicas de comunicação científica, nomeadamente através da elaboração de dois manuscritos (um sobre a revisão sistemática de literatura e outro do estudo empírico) para a submissão em periódicos científicos, bem como da submissão de resumos para eventos científicos.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Esta Unidade Curricular utiliza principalmente uma metodologia de aprendizagem baseada em problemas. São propostas várias linhas de pesquisa para o aluno desenvolver. Após a escolha do tema, o trabalho passa por diferentes etapas, com a orientação de um tutor. A avaliação é realizada em três etapas, sendo que as duas primeiras têm principalmente um caráter formativo. Nestas etapas, o aluno apresenta seu trabalho a um arguente que não é seu orientador, para que seja submetido a um processo de revisão por pares. Além disso, os alunos são solicitados a realizar uma revisão por pares de um dos trabalhos de seus colegas. Dessa forma, busca-se expor os alunos ao processo completo de produção científica, incluindo a apresentação em formato de poster, uma apresentação oral e os processos de revisão por pares.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Ntoumanis, N. (2009). SPSS for Sport and Exercise Studies - 2nd Edition. London: Routledge. Thomas, J. R. & Nelson, J.K. (2002). Métodos de Pesquisa em Atividade Física. Porto Alegre: Artmed.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não