-
Apresentação
Apresentação
A alimentação pode melhorar o desempenho e a recuperação pós-exercício através de estratégias nutricionais bem escolhidas e individualmente planeadas. Esta unidade curricular pretende endereçar estas estratégias, focando-se em conceitos básicos de nutrição e alimentação, no cálculo das necessidades energéticas dos indivíduos, e no tipo, quantidade e momento de ingestão nutricional e de fluídos para manter e promover um ótimo estado de saúde e adaptação à prática de exercício físico. Serão ainda abordados temas como a composição corporal, os efeitos do exercício na regulação do comportamento alimentar (apetite/saciedade), assim como, a problemática da suplementação no contexto da prática de exercício físico.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 8
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT792-8643
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Introdução à Nutrição: Macro e micronutrientes e fluídos: conceitos base e funções/ações fisiológicas no organismo. Princípios nutricionais e alimentares para a promoção de um bom estado de doença e prevenção de doença: A nova roda dos alimentos; padrão alimentar mediterrânico; a tabela da composição de alimentos; rotulagem alimentar e nutricional. Composição corporal em contexto de exercício. Metabolismo energético: Fontes de energia muscular; necessidades energéticas. Princípios nutricionais e alimentares de suporte à prática de exercício físico: Recomendações nutricionais e alimentares gerais; recomendações antes, durante e após a prática; suplementos alimentares. Exercício físico e a regulação do comportamento alimentar: Efeitos do exercício no apetite, saciedade e regulação alimentar.
-
Objetivos
Objetivos
Esta unidade curricular pretende promover a compreensão e conhecimento: 1. Da relação entre a nutrição e o exercício, numa perspetiva integrada e com base na evidência científica; 2. Das orientações e estratégias alimentares e nutricionais para a promoção de um bom estado de saúde e prevenção de doença; 3. Das orientações e estratégias alimentares e nutricionais para a prática de exercício físico; 4. Da composição corporal em contexto de exercício; 5. Do efeito do exercício no apetite, saciedade e regulação alimentar; 6. Da suplementação nutricional/alimentar no contexto do exercício físico. Esta unidade curricular pretende ainda capacitar os estudantes para analisar adequadamente literatura científica sobre nutrição e alimentação, promovendo oportunidades de análise e discussão da evidência mais atual.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
É adotada uma metodologia prioritariamente teórico-prática que privilegiará a discussão em sala de aula entre os alunos e o docente, com recurso a elementos e estratégias de ensino de natureza teórica (métodos expositivos e interrogativos) e teórico-prática (realização de exercícios práticos). Será utilizado, ainda, o sistema de b-learning onde se disponibilizarão materiais de apoio para cada uma das aulas. A avaliação continua requer uma assiduidade igual ou superior a 70% e compreende a realização de um trabalho escrito com apresentação oral. Para ser aprovado, o aluno deverá obter pelo menos 9,5 valores. Se o aluno optar por não fazer a avaliação contínua, poderá ter aprovação à unidade curricular através do exame de primeira época englobando todos os conteúdos da UC.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
EFSA (European Food Safety Authority), 2017. Dietary reference values for nutrients: Summary report. EFSA supporting publication 2017:e15121. 92 pp. doi:10.2903/sp.efsa.2017.e15121 Teixeira, P.J., Sardinha, L.B., & Themudo Barata, J.L. (2008). Nutrição, Exercício e Saúde. Lidel: Edições Técnicas Sousa M, Teixeira VH, Graça P - Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável. Nutrição no Desporto. Direção-Geral da Saúde. Lisboa, 2016 Thomas, D.T., Erdman, K.A., Burke, L.M. (2016). Position of the Academy of Nutrition and Dietetics, Dietitians of Canada, and the American College of Sports Medicine: Nutrition and Athletic Performance. J Acad Nutr Diet. Mar;116(3):501-28 Materiais de apoio (slides e bibliografia complementar) disponibilizados semanalmente no Moodle.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não