-
Apresentação
Apresentação
UC que introduz aos alunos à investigação artística e a diversas abordagens possíveis.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6611-24426
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Desenvolvimento e aperfeiçoamento de prática artística: ação e reflexão. a) Desenvolvimento de vocabulário pessoal para fazer e falar sobre arte; b) A investigação artística enquanto ação no espaço de uma prática continuada, a cadeia “inside-in” da investigação artística, a sua origem histórica e artisticamente contextualizada para as ações públicas que retornam e informam o processo em desenvolvimento; c) A ausência de pergunta de partida. Experimentação e tentativa: “Falhar, falhar cada vez melhor”. 2. Contexto e produção: articulação, forma, discussão, manutenção e renovação; construção dinâmica. a) Da necessidade da ação no interior de uma estrutura de produção artística e criação; b) Perceção e perspetiva, criação de sentido; c) Narratividade e clarificação da experiência temporal; d) Exploração do desconhecido e interpretação dos mundos físicos e humano. 3. Imaginação, Intuição, Intensidade. 4. Fontes e processos de investigação e prática artística.
-
Objetivos
Objetivos
Introduzir os estudantes às metodologias de investigação no campo das artes, com especial foco na Fotografia. Conhecer e aplicar diversos métodos de obtenção de conhecimento num processo de investigação/prática artística e identificar situações e processos, integrando-os no desenvolvimento de trabalho visual. Compreender a importância de estabelecer uma diferenciação entre formas de aproximação ao conhecimento, identificando métodos mais intuitivos, sistemáticos, históricos e automáticos. Entender e diferenciar os processos de investigação da apresentação pública de uma obra, compreendendo a importância dos primeiros na criação da segunda.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Utilização e desenvolvimento das metodologias de investigação artística ou “practice based research methodologies”
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Feyerabend, Paul; Against Method: Outline of an Anarchistic Theory of Knowledge (1975) Suoranta, Juha & Vadén, Tere & Hannula, Mika. (2014). Artistic Research Methodology. Narrative, Power and the Public. Ricoeur, Paul (1995) – Teoria da Interpretação, trad., Porto, Porto Editora, col. Filosofia-Textos, (edição comentada). Niedderer, Kristina and Roworth-Stokes, Seymour; “The Role and Use of Creative Practice in Research and Its Contribution to Knowledge,” in International Association of Societies of Design Research (Hong Kong: Hong Kong Polytechnic University, 2007), 15
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não