filmeu

Disciplina Espaço, Lugar e Percepção: Crítica e Construção I

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC pretende fundar o desenvolvimento de projeto em prática continuada, incluindo sessões de crítica e construção, em base semanal e uma residência artística numa instituição parceira.   No espaço das sessões semanais pretende-se colocar em confronto e debate várias obras - sem orientações cronológicas pré-determinadas -, permitindo uma discussão alargada sobre prática fotográfica, organização política, expressão coletiva e individual, bem como pulsão criativa.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Mód. (CP) - Fotografia, Imagem e Estranheza: Entre o Inconsciente, a Montagem e a Ciência Moderna 1. Sob o encantamento das imagens: Teorias do Espanto 1.1. Colecionar imagens: do Wunderkammer à cultura visual contemporânea. 1.2. Novidade, maravilha e espanto: experiência estética e conhecimento. 2. O inquietante tecnológico: Tecnologias da imagem e a experiência científica moderna 2.1. O “A Inquietante estranheza” (das Unheimliche) e a revelação técnica. 2.2. Da lanterna mágica à inteligência artificial: recombinações do inconsciente técnico. 3. A Imagem¿dialética e o pensamento constelar de benjaminiano 3.1. A crise como sintoma histórico. 3.2. A imagem¿dialética: cristal, montagem e o agora. 3.3. Montagem crítica: da estética política à arqueologia do presente. Mód. (OF) - "Art is art and everything else is everything else". a) Arte, artista e objeto de arte b) O que é o Contemporâneo?  c) Desenvolvimento de projeto autoral:  ¿O campo expandido da fotografia  c) Residência de imersão artística  
  • Objetivos

    Objetivos

    Entender as principais problemáticas de criação que balizam a criação com ou a partir da noção de fotografia. Experienciar e analisar diversos trabalhos artísticos – com contextos históricos e nominais diversos -, ensaiando ligações com o campo da expressão fotográfica, colocando em confronto textos, obras visuais e cinematográficas de diversos campos. Encontrar um campo de trabalho alargado que possibilite a construção conceptual e a criação de obras visuais contaminadas pela experiência de produção de obra in situ, integrando os limites da experiência sensível, o acaso, o erro e as diversas condicionantes que advêm da prática em contexto de residência. Desenvolver trabalho visual (criação de diário gráfico ou mapa visual) no campo da expressão fotográfica, que derive de forma livre dos textos e obras abordados. Desenvolver vocabulário próprio de prática artística e expressão fotográfica em ambiente imersivo (residência), potenciando capacidades intrínsecas dos estudantes.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A unidade curricular tem um carácter teórico-prático, incluindo residência de imersão artística acompanhada por um tutor de relevância no meio artístico. A relação entre o/a tutor/a e os alunos proporcionará um fluxo de ideias e processos que informarão o trabalho de cada um.   Pretende-se uma diluição nos fenómenos de aprendizagem através dos métodos expositivos, num processo dinâmico baseado na experiência e nas trocas de conhecimentos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

      Bataille, G. (2015). O nascimento da arte. Lisboa: Sistema Solar. (Public. orig. 1955)   BERGER, John (2018); Modos de Ver; Ed. Antíngona BERGSON, Henri. The Endurance of Life. In: Pearson e Mullarkey (eds.) Henri Bergson: Key Writtings. London: Continuum, 2002. DIDI-Huberman, Georges. Diante do Tempo. História da Arte e Anacronismo das Imagens. Orfeu Negro, 2017 Onians, J. (1994). “I wonder: Short History of Amazement”. In Sight and Insight: Essays on Art and Culture in Honor of E. H. Gombrich. London: Phaidon. TARKOVSKI, Andrei (1998); Esculpir o Tempo, Ed. Martins Fontes        
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios