-
Apresentação
Apresentação
O surgimento da fotografia contribuiu, decisivamente, para agudizar a crise das categorias estéticas. Novas produtividades e formações discursivas, a par dos novos meios de produção, de circulação e de organização dos objetos, motivam uma re-leitura à Estética enquanto metodologia para a apreensão da relação entre coisas. Pretende-se, nesta Unidade Curricular, problematizar esta indagação, reunindo conhecimentos teóricos e ferramentas de análise para a leitura e a representação das problemáticas contemporâneas convocadas pela Estética, enquanto campo expandido de uma inquirição ontológica em torno da natureza do gesto técnico e da sua subjetivação em linguagem plástica.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6611-24430
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Categorias Estéticas O mágico, o universalizável e o possível. O excesso e o abjecto. A Terra como categoria estética. Tecnologias Estéticas Pensamento técnico e pensamento estético. Reprodutibilidade e tecnoestética. O gesto e o resto. Ontologias Estéticas A estética como modo de conhecer: da natureza do gesto. A estética como modo de conceber: da tensão e da energia potencial na formação da forma. O efeito constelar e a experiência caleidoscópica do mundo
-
Objetivos
Objetivos
Objetivos: Relacionar conhecimentos teóricos com procedimentos práticos; Estimular a reflexão crítica em trono da produção de saberes; Desenvolver competências científicas; Aprofundar metodologias e conceitos; Promover cruzamentos disciplinares; Estimular elaboração e uso de fichas de leitura. Resultados esperados (indicadores): Desenvolver competências na investigação científica: identificação, seleção, justificação e validação de ideias; Identificar conceitos em obras de referência, desenvolvendo leituras teóricas e plásticas; Ensaiar sínteses escritas, devidamente fundamentadas e parametrizadas segundo padrões académicos; Aplicar saberes e ferramentas em projetos de investigação transdisciplinares.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os seminários funcionam em modo tutorial, com leituras, debates e visionamento de filmes, sendo essencial a assiduidade e participação dos alunos. Dever-se-á, por isso, acompanhar via moodle a progressão dos sumários e das leituras recomendadas para cada sessão, elementos que serão antecipadamente carregados nesta plataforma.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bragança de Miranda, J. (2023). Constelações: Ensaios sobre cultura e técnica na contemporaneidade. Lisboa: Documenta. Bataille, G. 2015. O Nascimento da Arte, apres. e trad. por Aníbal Fernandes, Lisboa: Sistema Solar. Benjamin, W. 1992. A Obra de Arte na Era da sua Reprodutibilidade Técnica, In Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política. Trad. M. Moita, pp. 71-113. Lisboa: Relógio D’Água. ART/529-BC Benjamin, W. (2018). O contador de histórias: reflexões sobre a obra de Nikolai Leskov. In J. Barrento (Ed. & Trans.), Linguagem, Tradução, Literatura (pp. 139-166). Autêntica Editora. Kristeva, J., 1982. ‘Approaching abjection’, Powers of Horror, trans. L.S. Roudiez, New York: Columbia University Press, pp. 1–31. Otte, G., & Volpe, M. L. (2000). Um olhar constelar sobre o pensamento de Walter Benjamin. Fragmentos, 18, 35-47. Simondon, G. (2012). On techno-aesthetics. Parrhesia, 14, 1-8.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não