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Apresentação
Apresentação
O surgimento da fotografia contribuiu, decisivamente, para agudizar a crise das categorias estéticas. Novas produtividades e formações discursivas, a par dos novos meios de circulação e de organização dos objetos, motivam uma re-leitura da Estética enquanto metodologia de apreensão da relação entre coisas. Nesta unidade curricular, pretende-se problematizar esta indagação, reunindo conhecimentos teóricos e instrumentos de análise para a leitura e representação das problemáticas contemporâneas convocadas pela Estética, enquanto campo expandido para uma inquirição ontológica em torno da natureza do gesto técnico e da sua inscrição em linguagem plástica.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6611-24430
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Categorias Estéticas O mágico, o universalizável e o possível O excesso e o abjeto A Terra como categoria estética Tecnologias Estéticas Pensamento técnico e pensamento estético Reprodutibilidade e tecnoestética Ontologias Estéticas A estética como modo de conhecer: da natureza do gesto A estética como modo de conceber: da tensão e da energia potencial na formação da forma
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Objetivos
Objetivos
Relacionar conhecimentos teóricos com práticas artísticas. Desenvolver reflexão crítica aprofundada sobre a produção e validação de saberes em estética. Aplicar metodologias e conceitos em análises rigorosas e projetos transdisciplinares. Elaborar sínteses escritas e visuais fundamentadas em padrões académicos exigentes. Fomentar a comunicação clara, estruturada e fundamentada nas apresentações orais e escritas.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas teóricas e práticas que conjugam o método expositivo com a participação e discussão dos estudantes. O mini ciclo de cinema constitui um recurso complementar, potenciando a análise crítica e a aplicação dos conceitos em contexto audiovisual.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
G. Bataille. 2015. O Nascimento da Arte, apres. e trad. por Aníbal Fernandes, Lisboa: Sistema Solar. Benjamin, W. (2017). A obra de arte na época da sua possibilidade de reprodução técnica (3ª versão, J. Barrento, Trad.). In J. Barrento (Ed.), Estética e sociologia da arte (pp. 101-140). Belo Horizonte: Authêntica. Deleuze, G., & Guattari, F. (1994). What is Philosophy? London: Verso. Hegel, G.W.F. (1975). Aesthetics: Lectures on Fine Art. Oxford: Oxford University Press. Harman, G. (2005). Guerrilla Metaphysics: Phenomenology and the Carpentry of Things. Chicago: Open Court.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não