filmeu

Disciplina Seminário de Investigação: Estética

  • Apresentação

    Apresentação

    O surgimento da fotografia contribuiu, decisivamente, para agudizar a crise das categorias estéticas. Novas produtividades e formações discursivas, a par dos novos meios de circulação e de organização dos objetos, motivam uma re-leitura da Estética enquanto metodologia de apreensão da relação entre coisas. Nesta unidade curricular, pretende-se problematizar esta indagação, reunindo conhecimentos teóricos e instrumentos de análise para a leitura e representação das problemáticas contemporâneas convocadas pela Estética, enquanto campo expandido para uma inquirição ontológica em torno da natureza do gesto técnico e da sua inscrição em linguagem plástica.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Categorias Estéticas O mágico, o universalizável e o possível O excesso e o abjeto A Terra como categoria estética Tecnologias Estéticas Pensamento técnico e pensamento estético Reprodutibilidade e tecnoestética Ontologias Estéticas A estética como modo de conhecer: da natureza do gesto A estética como modo de conceber: da tensão e da energia potencial na formação da forma
  • Objetivos

    Objetivos

    Relacionar conhecimentos teóricos com práticas artísticas. Desenvolver reflexão crítica aprofundada sobre a produção e validação de saberes em estética. Aplicar metodologias e conceitos em análises rigorosas e projetos transdisciplinares. Elaborar sínteses escritas e visuais fundamentadas em padrões académicos exigentes. Fomentar a comunicação clara, estruturada e fundamentada nas apresentações orais e escritas.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aulas teóricas e práticas que conjugam o método expositivo com a participação e discussão dos estudantes. O mini ciclo de cinema constitui um recurso complementar, potenciando a análise crítica e a aplicação dos conceitos em contexto audiovisual.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    G. Bataille. 2015. O Nascimento da Arte, apres. e trad. por Aníbal Fernandes, Lisboa: Sistema Solar. Benjamin, W. (2017). A obra de arte na época da sua possibilidade de reprodução técnica (3ª versão, J. Barrento, Trad.). In J. Barrento (Ed.), Estética e sociologia da arte (pp. 101-140). Belo Horizonte: Authêntica.  Deleuze, G., & Guattari, F. (1994). What is Philosophy? London: Verso. Hegel, G.W.F. (1975). Aesthetics: Lectures on Fine Art. Oxford: Oxford University Press. Harman, G. (2005). Guerrilla Metaphysics: Phenomenology and the Carpentry of Things. Chicago: Open Court.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios