-
Apresentação
Apresentação
Da constelação de referentes à estabilização do índice, da composição do corpus bibliográfico a metodologias expandidas, esta UC constitui-se como um laboratório de de experimentação, através de seminários teóricos e práticos, com convidados de várias áreas interdisciplinares, tais como: Alimento, som, psico-geografia, titeratura, cinema e cultura visual.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6611-24432
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Sessões de apresentação com a presença de profissionais, artistas e investigadores com currículo relevante. As apresentações deverão inserir-se nos seguintes temas: 1. Processos de desenvolvimento técnico e criativo focado em obras específicas. 2. Análise crítica de obras de diferentes autores. 3. O mercado de arte e a relação do fotógrafo com os agentes do meio: galeristas, curadores, instituições, exposições. 4. Masterclasses e Workshops com autores que articulem a fotografia com outras áreas, como: pintura, cinema, literatura, poesia, som, design, psicogeografia, alimento, vídeo, 3d, realidade virtual e aumentada, e escultura. 6. Visitas de estudo com vista a fomentar o carácter interdisciplinar dos processos de criação artísticos: conferências, ciclos de cinema, lançamentos de livros, mostras e exposições. 7. Sessões de discussão crítica.
-
Objetivos
Objetivos
UC de reflexão e crítica em torno de áreas da próximidade da imagem. Pretende-se estimular o contacto com o panorama e oferta cultural ligada às áreas da Fotografia e Artes Visuais, tais como a BFVFX. Entre visitas de estudo, serão convidados autores que reflitam sobre a relação texto/imagem/som e os iscutem-fenómenos da percepção dos vários sentidos. D se os mais recentes desenvolvimentos do discurso crítico, contextualizando as transformações culturais (antropológicas, sociológicas, económicas e técnicas, entre outras), que por sua vez impactam as revoluções estéticas.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Seminários que conjugam o método expositivo com a participação e discussão dos alunos, a par de visitas exercícios exploratórios e trabalho de campo.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Baudrillard, J. 2008 [1968]. O Sistema dos Objetos. São Paulo: Perspectiva. Bolter, J., Grusin, R. (2000). Remediation: Understanding New Media. MIT Press. AV/209-BC. Bruno, G. 2002. Atlas of Emotion: Journeys in Art, Architecture and Film. London: Verso. Foster, H. 1996. ‘The Artist As Ethnographer’ in The Return of the Real. MIT Press. ART/471 – BC. Ferrarotti, F. 2003. On the Science of Uncertainty: the biographic method in scientific research. Nova Iorque: Lexington Books. Simondon, G. 2016 [1958]. On the Mode of Existence of Technical Objects. London: Univocal. Sloterdijk, P. 2014 [2010]. Morte aparente no pensamento: da filosofia e da ciência como prática. Lisboa: Relógio d’Água. Whitehead, A. 1948 [1925]. Science and the Modern World – Lowell Lectures 1925. New York: Pelican Mentor. Nota: Todas as cotas são da Biblioteca Victor de Sá da ULHT. Outros títulos complementares estão disponíveis no Moodle. (a restante bibliografia é apresentada por cada convidado(a))
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não