filmeu

Disciplina Técnicas e Processos Fotográficos: Técnicas Avançadas e Experimentais II

  • Apresentação

    Apresentação

    A revitalização dos processos fotográficos históricos e/ou alternativos, bem como o interesse crescente em práticas experimentais e sustentáveis, potenciam a introdução desta UC como disciplina autónoma, capaz de dotar os/as alunos/as de competências técnicas laboratoriais alternativas. Nesta UC será promovida, explorada e orientada uma reflexão teórico-prática sobre as relações possíveis entre uma fotografia com e sem câmara, desse modo investigando as condições ontológicas da fotografia, bem como as condições do aparatus tecnológico. Serão explorados processos como antotipia, cianotipia, luminogramas, quimigramas, entre outros processos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    O programa desta UC será guiado por uma revisão histórica do conceito de 'fotografia experimental', bem como por uma investigação sobre abordagens contemporâneas e sustentáveis às práticas fotográficas artesanais e laboratoriais. - História dos processos de impressão por contacto; - História da fotografia-sem-câmara e da fotografia experimental; - Fotografia e técnica: o carácter performático e subversivo da prática da fotografia-sem-câmara; - Estado da arte: análise e reflexão sobre projetos autorais; - Composição e representação; - Plasticidade e dimensão estética; - Suportes e processos de fabrico; - Matérias-primas e formas de extração; - Estabilidade e permanência; - Outros.
  • Objetivos

    Objetivos

    Ao longo da UC, os alunos terão contacto com formas alternativas de criação fotográfica, trabalhando a sua autonomia e expandindo o campo de entendimento sobre o fotográfico. Identificação e compreensão das especificidades técnicas e estéticas dos diferentes processos fotográficos. Capacidade de estabelecer um diálogo holístico entre imagem e matéria. Aptidão para identificar a importância de boas práticas laboratoriais e dos suportes na plasticidade das provas e objetos fotográficos. Noção de fotografia-sem-câmara, aprofundar diálogos entre a realidade experimentada e experiência. Capacidade para trabalhar suportes, formas, escala, texturas e cores, encontrando novos sentidos, através de diferentes modos processuais pensando a significação e a representação. Capacidade para desenvolver ferramentas que contribuirão para a sua prática artística.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A Intercalação de aulas teóricas com aulas práticas, de carácter laboratorial, permite uma dinâmica fluida e orgânica que será trabalhada em função dos objetivos de aprendizagem desta UC. O carácter exploratório da UC, nomeadamente no que diz respeito ao campo performático da fotografia sem câmara, pretende também estimular e promover processos de pensamento e reflexão automáticos, capazes de se autonomizar de uma linguagem que aborda o objecto fotográfico como estruturalmente material.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Christopher, James. The Book of Alternative Photographic Processes, 2nd edition, Delmar Cengage Learning, New York, 2007. Fletcher, Hannah (ed.) Re*Source, London: The Sustainable Darkroom, 2022. Maughan-Carr, Edward. The Ecology of Grain: An Ecological Analysis of Gelatin in Photographic Film, London: Royal College of Art, 2019. Pardo, Andrés. Back to Basics: A Guide to Ecological Photo Chemistry, 2024. Parikka, J.. What is media archeology? Cambridge: Polity Press, 2012. Stafford, B., & Terpak, F.. Devices of Wonder: From the World in a Box to Images on a Screen. Getty Research Institute, 2001. Trodd, Tamara. The art of Mechanical Reproduction, Technology and Aesthetics from Duchamp to the Digital, Chicago and London: University of Chicago Press, 2015.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios