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Apresentação
Apresentação
O talento constitui uma das condições fundamentais para acender à excelência no desporto de competição e a sua deteção/identificação representam o primeiro passo de um longo processo de especialização que permite selecionar os atletas certos.A UC proporciona um conjunto de instrumentos científicos que promovem a reflexão crítica e autonomia do aluno na construção e aplicação de um modelo de deteção, identificação, seleção e desenvolvimento para o futebol jovem.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT2166-10884
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Bases teóricas: 1.1. Talento desportivo e talento motor; 1.2. Deteção, identificação, desenvolvimento e seleção de talentos desportivos; 1.3. Programas de identificação e desenvolvimento de talentos desportivos; 1.4. Sistemas de recrutamento e de promoção de talentos desportivos; 2. Modelo básico e operativo: 2.1. Determinantes básicos do futebol; 2.2. Perfil de características do atleta. 3. Metodologia e controlo das variáveis que condicionam o sucesso desportivo: 3.1. Bateria de testes utilizada em programas de identificação de talentos desportivos no futebol; 3.2. O efeito do tamanho, composição corporal e maturação biológica sobre o desempenho funcional e motor dos atletas. 3.3. Qual a influência do treino sobre o crescimento e maturação dos atletas? 4. Orientação de talentos: 4.1. Períodos sensíveis para o desenvolvimento das capacidades funcionais e das habilidades motoras gerais e específicas; 4.2. Etapas de preparação desportiva a longo prazo.
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Objetivos
Objetivos
1. Desenvolver a reflexão crítica sobre os diferentes modelos de referência e fases do processo de identificação e desenvolvimento de talentos desportivos; 2. Identificar as interdependências entre os processos de crescimento, maturação biológica e adaptações ao treino desportivo; 3. Desenvolver competências e autonomia para a avaliar o potencial desportivo dos atletas em situação de treino e/ou competição; 4. Conhecer e desenvolver modelos e etapas de preparação desportiva a longo prazo.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A unidade curricular prioriza abordagens de aprendizagem ativa, promovendo oportunidades para que os alunos explorem ativamente os materiais fornecidos pelos professores - através de discussões, resolução de problemas, estudos de caso, ‘grupos de especialistas’ e outros métodos (e.g., socrático). Abordagens promotoras da aprendizagem ativa atribuem ao aluno um maior grau de responsabilidade, comparativamente às abordagens passivas (e.g., aulas expositivas) - mas a orientação dos professores continua a ser crucial na sala de aula. As atividades de aprendizagem ativa variam em duração: desde alguns minutos na aula à totalidade da aula ou, até mesmo, ao longo de diferentes aulas.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Ford, P. R., Bordonau, J., Bonanno, D., Tavares, J., Groenendijk, C., Fink, C., . . . Di Salvo, V. (2020). A survey of talent identification and development processes in the youth academies of professional soccer clubs from around the world. Journal of Sports Sciences, 38(11-12), 1269¿1278. https://doi.org/10.1080/02640414.2020.1752440 Gouvêa, M. A., Cyrino, E. S., Valente-Dos-Santos, J., Ribeiro, A. S., Silva, D., Ohara, D., . . . Ronque, E. (2017). Comparison of Skillful vs. Less Skilled Young Soccer Players on Anthropometric, Maturation, Physical Fitness and Time of Practice. International Journal of Sports Medicine, 38(5), 384¿395. https://doi.org/10.1055/s-0042-122815 Valente-dos-Santos, J., Coelho-e-Silva, M. J., Simões, F., Figueiredo, A. J., Leite, N., Elferink-Gemser, M. T., . . . Sherar, L. (2012). Modeling developmental changes in functional capacities and soccer-specific skills in male players aged 11-17 years. Pediatric ExerciseScience, 24(4), 603¿621.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não