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Apresentação
Apresentação
Esta Unidade Curricular pretende introduzir o aluno na problemática do conhecimento histórico e social do futebol. Sendo um fenómeno social, o futebol precisa de ser compreendido na sua temporalidade, na sua curta, média e longa duração, para podermos compreender as suas continuidades e descontinuidades. O estudo do que há a conhecer não pode ser ser separado do que já é conhecido. A não compreensão dos processos de mudança, falseiam o conhecimento da realidade. Com esta unidade curricular pretende-se despertar o aluno para a utilidade de aprendermos com o que já foi feito (experiência social e histórica) para melhor construirmos o que temos a fazer (projeto). Com isto, pretende-se promover o pensamento crítico, desenvolver uma atitude de ponderação e de abertura ao diálogo, evitando o perigo do senso comum e do dogmatismo(s).
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT2166-15895
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Análise sócio-histórica do futebol 1.1. Para uma nova epistemologia do futebol 2. Sociedade, desporto moderno e futebol 2.1. O futebol como fenómeno sócio-cultural historicamente construído 3. Associativismo desportivo 3.1. Identidades dos clubes de futebol 4. O futebol como produto social 5.1. O futebol e a globalização.
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Objetivos
Objetivos
- Interpretar criticamente o futebol como fenómeno sócio-histórico. - Saber analisar e fundamentar os processos de mudança no futebol à luz de uma perpspectiva sócio-histórica. - Interpretar criticamente o presente na sua relação com as forças constituintes sócio-históricas. - Desenvolver uma atitude de reflexão, de crítica e de curiosidade sobre o conhecimento sócio-histórico do futebol .
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Para a concretização da aprendizagem organizámos o processo integrando metodologias ativas. Todo este processo de ensino-aprendizagem está estruturado de modo a exigir dos alunos uma participação ativa na construção do seu processo de conhecimento. A participação do aluno, envolve a realização de tarefas que solicita: - Pesquisa individual. Os alunos são confrontados com situações que apelam à necessidade de saberem procurar responder individualmente às dúvidas que vão sendo colocadas ao longo das aulas; - Pesquisa de grupo. Os alunos são confrontados com situações que apelam à necessidade da aprendizagem cooperativa. - Debates. Os alunos são confrontados com situações que exigem o confronto de ideias, o desenvolvimento do espírito crítico. Nas diferentes situações-problema, o aluno tem que expressar o seu conhecimento de forma oral e escrita. Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Andrade, D. & Ramos, H. (2015). Futebol: paixão ou negócios? Uma análise da produçãoo científica mundial. Podium, 4 (3), 169-184. Dias, M. (2000). História do futebol em Lisboa. Quimera Januário, S., Lima, C.& Leal, D. (2020). Futebol de mulheres na agenda da mídia: uma análise temática da cobertura da copa do mundo de 2019 em sites jornalísticos brasileiros. Observatório Journal, 14 (4), 42-62. Rodrigues, F. (2004). Modernidade, disciplina e futebol: uma análise sociológica da produção social do jogadores de futebol no Brasil. Sociologias,11, 260-299. Serrado, R. & Serra, P. (2015). História do futebol português ¿ uma análise social e cultural. Lisboa: PrimeBooks. Sousa, J. (1988). Contributo para o estudo do associativismo desportivo em Portugal. Lisboa: Ed. ISEF. Sousa, M. (2004). As origens do futebol. Lisboa: Mem Martins: Oro Faber. Serpa, H. (2007). História do desporto em Portugal. Do século XIX à primeira guerra mundia. Liisboa: Instituto Piaget.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não