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Disciplina Análise Sócio-histórica do Futebol

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta Unidade Curricular pretende introduzir o aluno na problemática do conhecimento histórico e social do futebol. Sendo um fenómeno social, o futebol precisa de ser compreendido na sua temporalidade, na sua curta, média e longa duração, para podermos compreender as suas continuidades  e descontinuidades. O estudo do que há a conhecer não pode ser ser separado do que já é conhecido. A não compreensão dos processos de mudança, falseiam o conhecimento da realidade. Com esta unidade curricular pretende-se despertar o aluno para a utilidade de aprendermos com o que já foi feito (experiência social e histórica) para melhor construirmos o que temos a fazer (projeto). Com isto, pretende-se promover o pensamento crítico, desenvolver uma atitude de ponderação e de abertura ao diálogo, evitando o perigo do senso comum e do dogmatismo(s).  
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Análise sócio-histórica do futebol 1.1.  Para uma nova epistemologia do futebol   2.  Sociedade, desporto moderno e futebol 2.1. O futebol como fenómeno sócio-cultural historicamente construído   3. Associativismo desportivo 3.1.  Identidades dos clubes de futebol   4. O futebol como produto social 5.1. O futebol e a globalização.
  • Objetivos

    Objetivos

    - Interpretar criticamente o futebol como fenómeno sócio-histórico.   -  Saber analisar e fundamentar os processos de mudança no futebol à luz de uma perpspectiva sócio-histórica.    - Interpretar criticamente o presente na sua relação com as forças constituintes sócio-históricas.   - Desenvolver uma atitude de reflexão, de crítica e de curiosidade  sobre o conhecimento sócio-histórico do futebol .
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Para a concretização da aprendizagem organizámos o processo integrando metodologias ativas. Todo este processo de ensino-aprendizagem está estruturado de modo a exigir dos alunos uma participação ativa na construção do seu processo de conhecimento. A participação do aluno, envolve a realização de tarefas que solicita: - Pesquisa individual. Os alunos são confrontados com situações que apelam à necessidade de saberem procurar responder individualmente às dúvidas que vão sendo colocadas ao longo das aulas; - Pesquisa de grupo. Os alunos são confrontados com situações que apelam à necessidade da aprendizagem cooperativa.  - Debates. Os alunos são confrontados com situações que exigem o confronto de ideias, o desenvolvimento do espírito crítico. Nas diferentes situações-problema, o aluno tem que expressar o seu conhecimento de forma oral e escrita.  Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Andrade, D. & Ramos, H. (2015). Futebol: paixão ou negócios? Uma análise da produçãoo científica mundial. Podium, 4 (3), 169-184.   Dias, M. (2000). História do futebol em Lisboa. Quimera   Januário, S., Lima, C.& Leal, D. (2020). Futebol de mulheres na agenda da mídia: uma análise temática da cobertura da copa do mundo de 2019 em sites jornalísticos brasileiros. Observatório Journal, 14 (4), 42-62.   Rodrigues, F. (2004). Modernidade, disciplina e futebol: uma análise sociológica da produção social do jogadores de futebol no Brasil. Sociologias,11, 260-299.   Serrado, R. & Serra, P. (2015). História do futebol português ¿ uma análise social e cultural. Lisboa: PrimeBooks.   Sousa, J. (1988). Contributo para o estudo do associativismo desportivo em Portugal. Lisboa: Ed. ISEF.   Sousa, M. (2004). As origens do futebol. Lisboa: Mem Martins: Oro Faber.   Serpa, H. (2007). História do desporto em Portugal. Do século XIX à primeira guerra mundia. Liisboa: Instituto Piaget.    
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