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Apresentação
Apresentação
Insere-se no âmbito do treino desportivo e tem em vista promover nos futuros treinadores competências que permitam auxiliar os atletas e/ou equipas a desenvolver capacidades de adaptação psicológica no sentido de melhorar o desempenho desportivo e a alcançar um estado mental óptimo.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT2166-15899
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos . Aspectos psicológicos dos jogadores de futebol] 1. Características psicológicas de jogadores de futebol de alto níve~~ 1.2. Necessidades individuais dentro do contexto da equipe 1.3. Os talentos e os sobredotadoso] Aspectos psicossociais do futebolo] 2.1. O papel do treinador e o clima da equipe 2.2. Dinâmica de grupo e da equipa 2.3. Consolidação de equipa 3. Preparação para o desempenho 3.1. Preparação psicológica 3.2. Treino psicológico 3.3. Treino Mental
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Objetivos
Objetivos
Enquadrar o treino psicológico em futebol numa metodologia geral integradora das diferentes componentes psicológicas; Promover a compreensão dos pensamentos, emoções e comportamentos dos jogadores de futebol
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Serão ministradas aulas teóricas nas quais se fará o enquadramento teórico e conceptual das temáticas a abordar no curso. Nas aulas teórico-práticas apresentar-se-ão temas e casos para discussão quer em pequenos grupos, quer na globalidade do grupo-turma, e serão trabalhadas metodologias psicológicas de avaliação e intervenção. A reflexão individual e colectiva permitirá a integração dos fundamentos teóricos respectivos. A avaliação será realizada por meio de um teste escrito no final do semestre. Adicionalmente, poderá ser considerada a realização de trabalhos facultativos solicitados especificamente com propósito avaliativo associado ao processo de aprendizagem, os quais terão, no conjunto, um peso máximo de 10%.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Ducasse, F. & Chamaladis, M. (2024). Mente de Campeão. Lisboa: Alma dos Livros. - Murphy, S. (2016). The Oxford handbook of sport and performance psychology. Oxford: Oxford University Press - Serpa, S. (2017). Mente, Desporto e performance: o Fator Psi. Lisboa: Visão e Contextos.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não