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Disciplina Práticas Avançadas de Gestão de Recursos Humanos

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC foca-se nos aspetos práticos da gestão estratégica de recursos humanos, priveligiando a gestão de talento como metodologia de referência para a valorização das pessoas nas organizações e a realização de todo o seu potencial. Ao longo do semestre, a UC pretende atingir os seus objetivos pedagógicos através da articulação entre a participção e convidados de refrência do mundo organizacional e a realizaçáo de um projeto junto de uma organização real. Desta forma, os alunos têm a oportunidade de se envolverem diretamente com a comunidade, contribuindo para a transferência de conhecimento entre as universidades e as organizações.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. A evolução do trabalho e a gestão de talentos CP2. A atração de talentos: Planeamento e desenho de programas de atração de talentos Perspectivas teóricas e práticas da seleção de talentos CP3. Políticas e práticas de retenção de talentos: Socialização e gestão pela cultura; Concepção e implementação da gestão do desempenho: as fases e os diferentes métodos, avaliação da eficiência e eficácia, relação com a gestão do potencial, vetores de evolução; Gestão de carreiras: desafios atuais e relação com os outros Sistemas de RH; Gestão de recompensas: componentes, coerência, impacto individual e organizacional; CP4. A interligação entre as práticas de gestão de recursos humanos e as dinâmicas de comunicação organizacional, motivação, satisfação e qualidade de vida no trabalho.
  • Objetivos

    Objetivos

    AO1. Analisar e avaliar os aspetos críticos de uma eficaz prática de gestão de talentos. AO2. Saber desenhar e desenvolver estratégias integradas de gestão de talentos. AO3. Identificar as especificidades e gerir de forma profissional as práticas de recrutamento, seleção e socialização, de gestão do desempenho e de desenvolvimento do potencial, de carreiras e de recompensas. AO4. Avaliar programas de atração e retenção de talentos como suporte do desempenho organiza cional de longo prazo.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Projeto de service based learning, com a criação de pontes com organizações e pequenos grupos com necessidades reais. Os trabalhos individuais e colectivos serão feitos em torno desses projetos e em colaboração direta com as organizações selecionadas. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Berger, L. A., & Berger, D. (2017). The Talent Management Handbook: Making Culture a Competitive Advantage by Acquiring, Identifying, Developing, and Promoting the Best People. McGraw Hill Professional. Cappelli, P., & Keller, J. R. (2014). Talent management: Conceptual approaches and practical challenges. Annu. Rev. Organ. Psychol. Organ. Behav., 1(1), 305-331. Collings, D. G., Vaiman, V., & Scullion, H. (2022). Talent Management: A Decade of Developments. Emerald Publishing Limited. Cascão, F. (2014) Gestão de competências, do conhecimento e do talento: O estado da arte da teoria e as melhores práticas na gestão das pessoas. Lisboa: Edições Sílabo. Kaliannan, M., Darmalinggam, D., Dorasamy, M., & Abraham, M. (2022). Inclusive talent development as a key talent management approach: A systematic literature review. Human Resource Management Review, 33(1) 100926.  
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