filmeu

Disciplina Sistemas de Informação Empresariais e HR Analytics

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular foca-se na descrição e análise critica dos Sistemas de Informação e HR Analytics, com foco particular na sua importância para a gestão de recursos humanos. Priveligia-se o enquadramento junto de práticas de gestão estratégica de recursos humanos em vários contextos, e de que forma a tecnologia e informação pode contribuir para a melhoria de processos, relações e resultados.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. Sistemas de Informação (SI) no mundo contemporâneo 1. Conceitos centrais 2. A importância organizacional dos SI 3. A relação entre os SI e a estratégia empresarial   CP2. SI e as Tecnologias da Informação (TI) 1. Infraestrutura de TI 2. Redes e Telecomunicações   CP3. Aplicações dos SI 1. Produtividade e gestão do relacionamento com o cliente 2. Vendas e comércio eletrónico 3. Tomada de decisão e gestão do conhecimento   CP4. Construindo e gerindo SI 1. Bases de Dados 2. O Modelo relacional 3. Realização e análise de Dashboards (tabelas e gráficos dinâmicos) em excel. 4. Abordagens para o desenho de SI 5. Gestão de SI   CP5. Elaboração de uma proposta de SI voltada para a Gestão de Recursos Humanos
  • Objetivos

    Objetivos

    - Contextualizar os fundamentos, os conceitos e os elementos que caracterizam os Sistemas de Informação; - Esclarecer a relação entre os Sistemas de Informação e a Tecnologia da Informação; - Reconhecer a relação entre os Sistemas de Informações e os principais processos de um negócio; - Esclarecer quais características organizacionais devem ser consideradas durante o desenho dos Sistemas de Informação; - Promover a capacidade de desenvolver, bem como de entender uma proposta de desenvolvimento de Sistemas de Informação, considerando o negócio de forma holística e interdependente.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia expositiva alternando com trabalhos práticos o âmbito da exposição de informação e análise de dados. Avaliação: Teste de avaliação individual - 30% Trabalho de grupo (apresentação) - 30% Trabalho de grupo (Relatório) - 30% Participação e proatividade em aulas: 10%   - Utilização de metodologia PBL (Problem-Based Learning ou Project-Based Learning) e CBL (Challenge Based Learning). Estas metodologias são interdisciplinares e estimulam os estudantes a desenvolverem soluções para problemas reais com apoio de tecnologias. - Utilização de sistema de gestão de conteúdos (moodle) - Listas e pivot tables em excel - HR analytics (dashboards) - Bases de Dados e Registos no access (tratamento da informação) - Plataformas Empresariais: CRM, ERPs, Business Intelligence
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Laudon, K. C., & Laudon, J. P. (2020). Management Information Systems: Managing the digital firm. Pearson.   Rainer Jr, R. K., & Cegielski, C. (2016). Introdução a sistemas de informação: apoiando e transformando negócios na era da mobilidade. Elsevier Brasil.   López, Y. (2014). Sistemas de Informação para a gestão. Escolar Editora.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios