-
Apresentação
Apresentação
Esta UC pretende desenvolver conhecimentos sobre Empreendedorismo, Inovação, e Mudança. Desenvolver competências sobre formas de implementação de processos de Gestão da Mudança em contextos interculturais.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6626-23322
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. Gestão em contextos interculturais 1 Globalização: do local ao global. As organizações num mundo em mudança 2 Evolução do trabalho e equipas multiculturais CP2. O papel da inovação e da mudança e seus modelos 1 O papel da inovação e da mudança (O que é gestão de mudança. Qual a importância) 2 Tipos de mudanças que favorecem a inovação nos negócios 3 Fatores e modelos de mudança organizacional CP3.Processos de Inovação 1 Tipologias e principais etapas de um processo de inovação 2 Atividades de I&D, redes de inovação 3.Cultura e criação de organizações inovadoras CP4.Implementação da Mudança 1 Planear para uma mudança efetiva 2 O mindset da mudança organizacional e a sua gestão 3 Desenvolvimento de competências interculturais e de mudança 4 Como comunicar em equipas multiculturais
-
Objetivos
Objetivos
OA1. Identificar as principais variáveis inerentes aos diferentes modelos de Inovação, Mudança e Cultura; OA2. Reconhecer os processos psicossociais identificados como fatores promotores ou obstáculos aos processos de inovação e mudança organizacionais; OA3. Explicar as principais diferenças nos processos de inovações e mudança de acordo com diferentes contextos interculturais; OA4. Planear um processo de implementação de inovação e mudança organizacionais.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Método ativo: a) estudos de caso, incluindo os apresentados pelos convidados de empresas, e discussões de grupo; b) pesquisa bibliográfica e autoestudo; c) Análise e discussão de artigos científicos relacionados com as práticas em estudo; d) realização e defesa de trabalhos práticos em contexto organizacional. Métodos expositivo e interrogativo, para a apresentação e reflexão sobre os quadros teóricos de base.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Aristides I. Ferreira, Luís F. Martinez (2023). Manual de Diagnóstico e Mudança Organizacional. Editora RH, 9789728871864 Cardoso de Sousa, F., & Monteiro, I. P. (2021). Acelerar a inovação organizacional: Preparar agentes de mudança. Edições Sílabo. Amore, M. D., & Failla, V. (2020). Pay Dispersion and Executive Behaviour: Evidence from Innovation. British Journal of Management, 31(3), 487?504. Brewster, C., Houldsworth, E., Sparrow & Vernon, G. (2016). International Human Resources Management. CIPD - Kogan Page; 4 edition.ISBN-13: 978-1843983750. Gibbons, P. (2019). The Science of Organizational Change: How Leaders Set Strategy , Change Behavior, and Create an Agile Culture. Phronesis Media. Rego,A & Pina e Cunha,M.. (2009) Manual de Gestão Transcultural de Recursos Humanos.Editora RH. ISBN: 9789728871246.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não