-
Apresentação
Apresentação
A preocupação com a saúde e bem-estar no ambiente de trabalho tornou-se essencial para o desenvolvimento sustentável das organizações e para o aprimoramento da qualidade de vida dos colaboradores. Esta UC propõe uma abordagem crítica e abrangente sobre a promoção da saúde no trabalho, capacitando profissionais para enfrentar os desafios dinâmicos contemporâneos. Ao abordar tópicos desde a construção de ambientes de trabalho saudáveis até a elaboração e implementação de programas práticos de CSR e ESG, esta disciplina visa capacitar profissionais versáteis e conscientes, prontos para liderar a transformação positiva nos espaços de trabalho.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT6626-23323
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. Ambientes de trabalho promotores da saúde e bem-estar 1.1 Definição de conceitos 1.2 Benefícios individuais e laborais 1.3 Riscos associados a ambientes não saudáveis CP2. Planeamento e implementação de locais de trabalho saudáveis 2.1. Teorias de promoção da saúde e bem-estar organizacionais 2.2. Construção de uma cultura e clima de saúde organizacional CP3. Promoção da saúde e bem-estar no trabalho 3.1 Desenvolvimento de programas (CSR e ESG) 3.2 Avaliação da intervenção
-
Objetivos
Objetivos
OA1. Analisar de forma crítica as vantagens de promover a saúde no trabalho, bem como as consequênciasde não o fazer; OA2. Identificar modelos de saúde e bem-estar no trabalho; OA3. Reconhecer fatores promotores de saúde e bem-estar no trabalho; OA4. Planear estratégias de intervenção para a promoção da saúde e bem-estar no trabalho.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Utilização de jogos de simulação para solução de problemas Atividades de solução de problemas reais Método ativo: a) estudos de caso e discussões de grupo sobre programas de promoção da saúde e bem-estar; b) autoestudo – análise crítica de artigos de revisão de literatura e sua apresentação; c) realização, apresentação e defesa de trabalho prático sobre o desenvolvimento de um programa depromoção da saúde numa organização/empresa. Métodos expositivo e interrogativo, para a apresentação dos quadros teóricos de base e aquisição decompetências de identificação das questões-chave desta área disciplinar.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Ahmed, M., Zehou, S.; Raza, S.A., Qureshi, M.A., Yousufi, S.Q. (2020). Impact of CSR and environmental triggers on employee green behavior: The mediating effect of employee well-being. Corporate Sociar Responsibility and Environmental Management, Vol. 27, pp. 2225–2239. Bachman, J., Henry, R., Jackson, C., Mitchell, T., & Crocco, O. S. (2023). Must It Be Lonely at the Top? Developing Leader Well-Being in Organizations. Advances in Developing Human Resources, 25(2), 73-94. Burke, R. J., & Richardsen, A. M. (Eds.). (2019). Creating Psychologically Healthy Workplaces. Edward ElgarPublishing. Shiri, R.; Bergbom, B. (2023). Work Ability and Well-Being Management and Its Barriers and Facilitators in Multinational Organizations: A Scoping Review. Healthcare, Vol. 11(978), pp 2-15. https://doi.org/10.3390/ healthcare11070978.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não