-
Apresentação
Apresentação
Pretendemos com esta UC que os alunos tomem consciência de que a mudança é sem dúvida uma realidade e também uma necessidade no nosso mundo cada vez mais complexo. Com ela existe a necessidade de liderar, promover, encorajar e estimular a mudança. Toda a mudança, representa um desafio para todos em qualquer organização. Para os líderes, existe o desafio de fazer as mudanças necessárias acontecerem, e para todos os outros, há o desafio de lidar com mudanças sobre as quais eles geralmente não têm controle. Essas mudanças envolvem novas atividades, comportamentos e pensamentos, e na tarefa ainda mais difícil de deixar ir e desaprender atividades, comportamentos e pensamentos. Como principal resultado da mudança espera-se o desenvolvimento individual, grupal, organizacional, e social. Para incentivar um domínio mais prático da aprendizagem serão convidados profissionais de empresas para partilharem experiências reais de trabalho, destacando práticas e resultados ao nível das organizações.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6626-24049
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. Do processo de diagnóstico à intervenção organizacional 1.1. A mudança e os seus desafios na atualidade 1.2. O objeto da intervenção e desenvolvimento organizacional 1.3. Tipos de mudança e intervenção organizacional 1.4. Níveis de intervenção organizacional 1.5. Fatores de resistência à mudança CP2. Métodos e técnicas de intervenção organizacional 2.1. Modelos de implementação da mudança 2.2. Técnicas específicas de intervenção organizacional CP3. Etapas de um processo de intervenção organizacional CP4. Relatório de intervenção CP5. Avaliação e conclusão do processo 5.1. Programas de avaliação organizacional 5.2. Critérios de avaliação da mudança organizacional 5.3. Institucionalizar a mudança CP6. Competências de um consultor e conduta ética
-
Objetivos
Objetivos
OA1. Refletir sobre as dinâmicas de mudança no mundo organizacional e identificar o papel da consultoria e desenvolvimento organizacional OA2. Planear um processo de intervenção organizacional de acordo com as suas fases e saber escolher os métodos e técnicas em face do nível de intervenção OA3. Saber estabelecer uma relação profissional de proximidade e gerir a relação com o cliente, atendendo aos fatores de resistência à mudança OA4. Avaliar de forma crítica a intervenção efetuada ? pontos fortes e fragilidades OA5. Reportar os dados da intervenção e perspectivas de evolução futura OA6. Agir de forma ética em todo o processo de intervenção organizacional
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Método ativo: a) estudos de caso, incluindo os apresentados pelos convidados de empresas, e discussões de grupo; b) pesquisa bibliográfica e autoestudo; c) análise e discussão de artigos científicos relacionados com as práticas em estudo; d) realização e defesa de trabalho prático em contexto e na realidade empresarial. Métodos expositivo e interrogativo, para a apresentação e reflexão sobre os quadros teóricos de base. Avaliação Contínua: (a) Trabalho prático de grupo (50%); (b) Teste individual escrito (50%); Exame Final: A inexistência de classificação positiva no regime de avaliação contínua conduz ao regime de exame final escrito (100%).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Anderson, D. L. (2020). Organizational development: the process of leading organizational change (5th ed.). Sage. Caetano, A. (2020). Mudança e desenvolvimento organizacional. In A.Caetano, J.G.Neves, & J.M.C.Ferreira (Eds.), Psicossociologia das organizações (pp. 465-490). Edições Sílabo. Cameron, E., & Green, M. (2020). Making sense of change management: A complete guide to the models, tools and techniques of organizational change (5th ed.). Kogan Page Deszca, G., Ingols, C., & Cawsey, T. F. (2019). Organizational Change: An action-oriented toolkit (4th ed.). Sage Publications, Inc. Stouten, J., Rousseau, D. M., & De Cremer, D. (2018). Successful organizational change: Integrating the management practice and scholarly literatures. Academy of Management Annals, 12 (2), 752-788. Rothwell, W. J., Imroz, S. M. & Bakhshandeh, B. (2021). Organization Development Interventions Executing Effective Organizational Change. Routledge.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não