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Apresentação
Apresentação
Pretende-se que os alunos, no final da unidade curricular, sejam capazes de ter uma visão integrada dos diferentes recursos de comunicação e sua utilização conjugada, no contexto das organizações; e enfatizar os contextos comunicacionais das organizações
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Trimestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT461-1677
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. A Gestão da Comunicação A Gestão e seus instrumentos Tipologias da comunicação Caraterísticas e barreiras do processo comunicacional A comunicação como ferramenta estratégica 2. A Comunicação nas Organizações Revisão da teoria organizacional As organizações como sistemas abertos 3. A Comunicação como recurso estratégico Da comunicação interna e externa à comunicação integrada Os elementos de uma política de comunicação Os públicos: segmentação e caracterização 4. A Gestão dos meios de comunicação Adequação, eficácia e eficiência Os grandes media 5. A imagem institucional Imagens institucionais de pessoas e organizações Construção e gestão de um sistema de imagem 6. Metodologia de intervenção em Comunicação Análise e diagnóstico estratégico Elaboração e implementação do plano de comunicação.
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Objetivos
Objetivos
Proporcionar uma visão integrada dos diferentes recursos de comunicação e sua utilização conjugada no contexto das organizações; e enfatizar os contextos comunicacionais das organizações. Como objetivos específicos, pretende designadamente: - Perspetivar a comunicação no contexto organizacional e perceber como o gestor deve explorar os recursos comunicacionais; - Compreender as diferentes técnicas de comunicação em termos de pertinência face a objetivos e conceitos concretos e saber elaborar o plano comunicacional; - Conjugar articulardamente os diferentes recursos comunicacionais na intervenção técnica na comunicação, mediante a elaboração, implementação e avaliação do plano de comunicação organizacional; - Percecionar a comunicação como recurso estratégico das organizações e a pertinência da comunicação integrada.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas serão de cariz teórico-prático, sendo utilizada uma metodologia expositiva para a apresentação da matéria, apoiada posteriormente numa metodologia de trabalho do mestrando na aplicação dos conceitos adquiridos em casos de estudo com o objetivo de consolidação dos conhecimentos. Os mestrandos irão discutir em sala de aula os temas abordados e realizar trabalhos com vista à obtenção das competências de análise e crítica de casos reais. A metodologia eleita pretende ainda estimular os mestrandos a participarem ativamente nas aulas, desenvolvendo as suas capacidades críticas e heurística e as suas aptidões para um profícuo estudo autónomo. O processo de avaliação contínua - Um teste (50%) e um Trabalho Prático (50%)
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Rego, A. (2022). Comunicação Pessoal e Organizacional, 5ª Edição. Edições Silabo
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não