filmeu

Disciplina Comunicação Empresarial

  • Apresentação

    Apresentação

    Pretende-se que os alunos, no final da unidade curricular, sejam capazes de ter uma visão integrada dos diferentes recursos de comunicação e sua utilização conjugada, no contexto das organizações; e enfatizar os contextos comunicacionais das organizações
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. A Gestão da Comunicação A Gestão e seus instrumentos Tipologias da comunicação Caraterísticas e barreiras do processo comunicacional A comunicação como ferramenta estratégica 2. A Comunicação nas Organizações Revisão da teoria organizacional As organizações como sistemas abertos 3. A Comunicação como recurso estratégico Da comunicação interna e externa à comunicação integrada Os elementos de uma política de comunicação Os públicos: segmentação e caracterização 4. A Gestão dos meios de comunicação Adequação, eficácia e eficiência Os grandes media 5. A imagem institucional Imagens institucionais de pessoas e organizações Construção e gestão de um sistema de imagem 6. Metodologia de intervenção em Comunicação Análise e diagnóstico estratégico Elaboração e implementação do plano de comunicação.
  • Objetivos

    Objetivos

    Proporcionar uma visão integrada dos diferentes recursos de comunicação e sua utilização conjugada no contexto das organizações; e enfatizar os contextos comunicacionais das organizações. Como objetivos específicos, pretende designadamente: - Perspetivar a comunicação no contexto organizacional e perceber como o gestor deve explorar os recursos comunicacionais; - Compreender as diferentes técnicas de comunicação em termos de pertinência face a objetivos e conceitos concretos e saber elaborar o plano comunicacional; - Conjugar articulardamente os diferentes recursos comunicacionais na intervenção técnica na comunicação, mediante a elaboração, implementação e avaliação do plano de comunicação organizacional; - Percecionar a comunicação como recurso estratégico das organizações e a pertinência da comunicação integrada.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas serão de cariz teórico-prático, sendo utilizada uma metodologia expositiva para a apresentação da matéria, apoiada posteriormente numa metodologia de trabalho do mestrando na aplicação dos conceitos adquiridos em casos de estudo com o objetivo de consolidação dos conhecimentos. Os mestrandos irão discutir em sala de aula os temas abordados e realizar trabalhos com vista à obtenção das competências de análise e crítica de casos reais. A metodologia eleita pretende ainda estimular os mestrandos a participarem ativamente nas aulas, desenvolvendo as suas capacidades críticas e heurística e as suas aptidões para um profícuo estudo autónomo. O processo de avaliação contínua - Um teste (50%) e um Trabalho Prático (50%)
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

      Rego, A. (2022). Comunicação Pessoal e Organizacional, 5ª Edição. Edições Silabo  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios