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Apresentação
Apresentação
A Disciplina de Marketing visa introduzir os estudantes a uma das principais áreas funcionais das empresas e discutir a aplicação do marketing do ponto de vista da Gestão. A UC propicia aos alunos uma visão abrangente sobre os conceitos que norteiam esta área científica e como o marketing se insere de forma holística nas diferentes áreas funcionais e como pode afetar o desempenho das empresas. Fornece embasamento teórico e prático de forma que os alunos estejam aptos a entenderem e discutir temas atuais do marketing. Propõe-se facilitar o desenvolvimento de senso crítico sobre os temas éticos, de responsabilidade social corporativa e de sustentabilidade e sua importância ao se pensar um plano marketing.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Trimestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT461-2581
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. Ambiente empresarial e de marketing CP2. Fundamentos, conceitos essenciais e elementos que compõem o marketing CP3. Comportamento dos consumidores e o processo de decisão de compra CP4. Sistemas de informações e pesquisa de marketing CP5. Estratégias de marketing CP6. Marketing contemporâneo: o estado da arte
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Objetivos
Objetivos
OA1 - Contextualizar as tendências do ambiente empresarial e de marketing OA2 - Dominar os fundamentos, conceitos essenciais e elementos que compõem o marketing. OA3 - Perceber sobre o comportamento dos consumidores e o seu processo de decisão de compra. OA4 - Conhecer ferramentas de sistemas de informações e pesquisa de marketing OA5 - Identificar estratégias de marketing, diagnosticar e diferenciar as variáveis intervenientes no processo do marketing e estabelecer prioridades, visando vantagens competitivas sustentáveis. OA6 - Desenhar uma estratégia de marketing para produtos ou serviços, incluindo etapas e conteúdos do plano de marketing. OA7 - Perceber o estado da arte da ciência e da prática do marketing.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
ME1. Exposição teórica dos principais conteúdos programáticos (CP); ME2. Análise e discussão de artigos em sala de aula; ME3. Seminários de apresentação de trabalhos. Avaliação: Trabalhos práticos (50%) Trabalho final (50%)
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Kotler, P., & Armstrong, G. (2023). Princípios de marketing. Bookman Editora. Keller, K. L., & Cherney, A. (2024). Administração de marketing. Bookman Editora. Malhotra, N. K., Nunan, D., & Birks, D. F. (2020). Marketing research. Pearson UK.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não