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Disciplina Marketing

  • Apresentação

    Apresentação

    A Disciplina de Marketing visa introduzir os estudantes a uma das principais áreas funcionais das empresas e discutir a aplicação do marketing do ponto de vista da Gestão. A UC propicia aos alunos uma visão abrangente sobre os conceitos que norteiam esta área científica e como o marketing se insere de forma holística nas diferentes áreas funcionais e como pode afetar o desempenho das empresas. Fornece embasamento teórico e prático de forma que os alunos estejam aptos a entenderem e discutir temas atuais do marketing. Propõe-se facilitar o desenvolvimento de senso crítico sobre os temas éticos, de responsabilidade social corporativa e de sustentabilidade e sua importância ao se pensar um plano marketing. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. Ambiente empresarial e de marketing CP2. Fundamentos, conceitos essenciais e elementos que compõem o marketing CP3. Comportamento dos consumidores e o processo de decisão de compra CP4. Sistemas de informações e pesquisa de marketing CP5. Estratégias de marketing CP6. Marketing contemporâneo: o estado da arte 
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1 - Contextualizar as tendências do ambiente empresarial e de marketing OA2 - Dominar os fundamentos, conceitos essenciais e elementos que compõem o marketing.  OA3 - Perceber sobre o comportamento dos consumidores e o seu processo de decisão de compra. OA4 - Conhecer ferramentas de sistemas de informações e pesquisa de marketing  OA5 - Identificar estratégias de marketing, diagnosticar e diferenciar as variáveis intervenientes no processo do marketing e estabelecer prioridades, visando vantagens competitivas sustentáveis.  OA6 - Desenhar uma estratégia de marketing para produtos ou serviços, incluindo etapas e conteúdos do plano de marketing.  OA7 - Perceber o estado da arte da ciência e da prática do marketing. 
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    ME1. Exposição teórica dos principais conteúdos programáticos (CP);  ME2. Análise e discussão de artigos em sala de aula; ME3. Seminários de apresentação de trabalhos. Avaliação:  Trabalhos práticos (50%) Trabalho final (50%) 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Kotler, P., & Armstrong, G. (2023). Princípios de marketing. Bookman Editora. Keller, K. L., & Cherney, A. (2024). Administração de marketing. Bookman Editora. Malhotra, N. K., Nunan, D., & Birks, D. F. (2020). Marketing research. Pearson UK.
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