-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular tem um âmbito teórico e prático, e visa transmitir, com algum detalhe, tanto os conhecimentos sobre os fundamentos, conceitos, pensamento e reflexão estratégica, como os princípios relacionados com a análise, formulação e organização e implementação de uma estratégia numa empresa, assim como a apresentação de casos que facilitem a aprendizagem e a operacionalização dos conceitos e modelos analíticos, à luz da complexidade e das incertezas subjacentes à economia e à dinâmica empresarial atuais.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Trimestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT461-4453
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Parte I: Análise Estratégica Cap. 1 - O que é a Estratégia? Cap. 2 - Gestão e Planeamento Estratégico nas Organizações Cap. 3 - Análise do Ambiente Externo Cap. 4 - Análise do Ambiente Interno Parte II: Formulação da Estratégia Cap. 5 - Estratégias de Negócio e Funcionais Cap. 6 - Estratégias Corporativas Cap. 7 - Estratégia Internacional Parte III: Implementação e Controlo da Estratégia Cap. 8 - Implementação da Estratégia Cap. 9 - Estruturas Organizacionais Cap. 10 - Cultura Organizacional Cap. 11 - Avaliação e Controlo da Estratégia Cap. 12 - Sistemas de Gestão da Estratégia: Balanced Scorecard
-
Objetivos
Objetivos
Compreender a base concetual e analitica da estratégia empresarial relacionadas com a análise estratégica, formulação, organização, implementação e controlo da estratégia Equacionar e discutir os fundamentos e conceitos da estratégia num contexto amplo (mercado, tecnologia e regulação). Conhecer os principais modelos e instrumentos subjacentes à formulação, organização e implementação da estratégia Interpretar as dinâmicas empresariais com alcance estratégico nas organizações Aplicar os conhecimentos adquiridos na explicação das decisões e ações com caráter estratégico Facilitar a aprendizagem da estratégia através da ¿análise de casos¿.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Utilização de metodologias mais ativas através do seu envolvimento dos alunos nos processos de aprendizagem (Debate de casos de estudo, apresentação de artigos académicos, resolução de trabalhos de grupo...)
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Serra, F., Ferreira, M., Torres, M., & Torres, A. (2012). Gestão Estratégica: Conceitos e Prática, 3ª Ed. Lisboa: Lidel-Edições Técnicas, Lda. ISBN: 978-972-757-606-7. Teixeira, Sebastião (2014). Gestão Estratégica. Lisboa: Escolar Editora. ISBN: 978-972-592-300-9.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não