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Apresentação
Apresentação
Habilitar os estudantes a desenvolver competências interpessoais no âmbito dos sistemas organizacionais que envolvem as relações verticais e horizontais. Fornecer o enquadramento teórico e ferramentas que lhes permita desenvolver a capacidade reflexiva e participativa com foco na liderança, na gestão e na negociação e mediação de conflitos.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP6569-11573
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Liderança: O papel do líder nas organizações, perfil e suas competências. 2. Motivação: A motivação de pessoas e de Equipas. 3. Coaching e o perfil do líder coach: Objetivos e características do coach. 4. Conflitos nas organizações: O conflito, o processo do conflito e os seus efeitos funcionais e disfuncionais. Gestão e resolução de conflitos: 5. Negociação nas organizações: Tipos, fases e estratégias de negociação. A eficácia da negociação. O pensamento racional e as emoções na negociação. 6. Mediação de conflitos nas organizações: A mediação: definição; mediação na organização; vantagens e limitações; estratégias e técnicas; o mediador. 7. Desafios atuais para a liderança e gestão dos conflitos: O impacto da mudança, Inovação Tecnológica, Multiculturalidade, multigeracionalidade nas lideranças, nos conflitos e na negociação/mediação.
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Objetivos
Objetivos
Identificar os elementos chave do conflito e da gestão de conflitos organizacionais. Analisar os componentes inerentes ao processo e diferentes estratégias de negociação e processos e estratégias de mediação. Compreender como atuar como negociador e/ou mediador de conflitos organizacionais. Diferenciar os estilos de liderança e sua contextualização organizacional. Identificar quais os comportamentos de liderança positivos e mais adequados às características situacionais que contribuem para aumentar a motivação e o desempenho das pessoas. Relacionar estilos de liderança e conflitos através da perspectiva do coaching.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
No desenvolvimento dos conteúdos programáticos recorrer-se-á às seguintes metodologias: Aprendizagem Cooperativa: Os alunos trabalham em pequenos grupos para resolver questionamentos e aplicar processos. Esta metodologia incentiva a cooperação, a comunicação e o desenvolvimento de competências sociais, ao mesmo tempo, estimula a aprendizagem entre pares. Estudos de Caso: Os estudantes analisam situações reais, buscando identificar problemas, soluções e possíveis desenvolvimentos. Esta metodologia incentiva o pensamento crítico, a tomada de decisões e a aplicação de conhecimentos teóricos em contextos práticos.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Cunha, P & Leitão, S. (2012). Manuel de Gestão de Construtiva de Conflitos. Edições Fernando Pessoa. Cunha, P. (2001). Conflito e Negociação Asa. Cunha, M. P.; Rego, A.; Cunha, R. C. & Cabral-Cardoso, C. (2006- 6ª ed). Manual de Comportamento organizacional e gestão. Lisboa: HR Editora. Deutsch, M.; Coleman, T. & Marcus, E. (2011), The handbook of conflict resolution: Theory and Pratice. Fachada, O. (2014). Liderança-A prática da Liderança-A Liderança na prática. Lisboa: Sílabo. Jesuíno, J. C. (2005). Processos de liderança (4ª Ed.), Lisboa: Livros Horizonte. Russell, M. (2022) Mediation Matters: Pratical Negotiation Strategies from a Nationally Recognize Mediator. Clovercroft. Thompson, L. (2020). The Mind and the heart of the negotiator (7th Edition). Pearson Education Inc.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não