filmeu

Disciplina Liderança, Gestão de Conflitos e Negociação

  • Apresentação

    Apresentação

    Habilitar os estudantes a desenvolver competências interpessoais no âmbito dos sistemas organizacionais que envolvem as relações verticais e horizontais. Fornecer o enquadramento teórico e ferramentas que lhes permita desenvolver a capacidade reflexiva e participativa com foco na liderança, na gestão e na negociação e mediação de conflitos.      
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Liderança: O papel do líder nas organizações, perfil e suas competências. 2. Motivação: A motivação de pessoas e de Equipas. 3. Coaching e o perfil do líder coach: Objetivos e características do coach. 4. Conflitos nas organizações: O conflito, o processo do conflito e os seus efeitos funcionais e disfuncionais. Gestão e resolução de conflitos:  5. Negociação nas organizações: Tipos, fases e estratégias de negociação. A eficácia da negociação. O pensamento racional e as emoções na negociação. 6. Mediação de conflitos nas organizações: A mediação: definição; mediação na organização; vantagens e limitações; estratégias e técnicas; o mediador. 7. Desafios atuais para a liderança e gestão dos conflitos: O impacto da mudança, Inovação Tecnológica, Multiculturalidade, multigeracionalidade nas lideranças, nos conflitos e na negociação/mediação.
  • Objetivos

    Objetivos

      Identificar os elementos chave do conflito e da gestão de conflitos organizacionais. Analisar os componentes inerentes ao processo e diferentes estratégias de negociação e processos e estratégias de mediação. Compreender como atuar como negociador e/ou mediador de conflitos organizacionais. Diferenciar os estilos de liderança e sua contextualização organizacional. Identificar quais os comportamentos de liderança positivos e mais adequados às características situacionais que contribuem para aumentar a motivação e o desempenho das pessoas. Relacionar estilos de liderança e conflitos através da perspectiva do coaching.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    No desenvolvimento dos conteúdos programáticos recorrer-se-á às seguintes metodologias:  Aprendizagem Cooperativa: Os alunos trabalham em pequenos grupos para resolver questionamentos e aplicar processos. Esta metodologia incentiva a cooperação, a comunicação e o desenvolvimento de competências sociais, ao mesmo tempo, estimula a aprendizagem entre pares.  Estudos de Caso: Os estudantes analisam situações reais, buscando identificar problemas, soluções e possíveis desenvolvimentos. Esta metodologia incentiva o pensamento crítico, a tomada de decisões e a aplicação de conhecimentos teóricos em contextos práticos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

      Cunha, P & Leitão, S. (2012). Manuel de Gestão de Construtiva de Conflitos. Edições Fernando Pessoa. Cunha, P. (2001). Conflito e Negociação Asa. Cunha, M. P.; Rego, A.; Cunha, R. C. & Cabral-Cardoso, C. (2006- 6ª ed). Manual de Comportamento organizacional e gestão. Lisboa: HR Editora. Deutsch, M.; Coleman, T. & Marcus, E. (2011), The handbook of conflict resolution: Theory and Pratice. Fachada, O. (2014). Liderança-A prática da Liderança-A Liderança na prática. Lisboa: Sílabo. Jesuíno, J. C. (2005). Processos de liderança (4ª Ed.), Lisboa: Livros Horizonte. Russell, M. (2022) Mediation Matters: Pratical Negotiation Strategies from a Nationally Recognize Mediator. Clovercroft. Thompson, L. (2020). The Mind and the heart of the negotiator (7th Edition).  Pearson Education Inc.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios