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Disciplina Marketing Digital e Social Media

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular tem como objetivo capacitar os alunos a compreenderem o âmbito do marketing digital e a integrarem de forma eficaz as suas estratégias no setor do turismo. Os fundamentos teóricos são apresentados com recurso a case studies diversificados para garantir uma ligação constante entre a teoria e a prática. Adicionalmente, os alunos serão desafiados a aplicar os conceitos adquiridos ao longo da unidade, desenvolvendo um projeto prático individual ou em grupo, que lhes permita explorar e consolidar conhecimentos em áreas como estratégias digitais, redes sociais, e tendências de comunicação no ambiente online.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1 - Fundamentos de Marketing Digital Conceitos essenciais de gestão de marcas. Alinhamento entre estratégia de marca e marketing digital. Tipologias de estratégias de marketing digital.   2 - Estratégias e Ferramentas de Marketing Digital Aplicação em comunidades e redes sociais. Publishing e advertising digital. Estratégias no setor do entretenimento. Ferramentas para o comércio eletrónico. Gestão e otimização de redes sociais: planeamento, conteúdo e métricas.   3 - Estratégias e Ferramentas para Redes Sociais Introdução às principais plataformas e suas características. Criação de estratégias de conteúdo alinhadas aos objetivos de marketing. Planeamento editorial e calendário de publicações. Gestão de comunidades e interação com o público. Publicidade em redes sociais: segmentação, campanhas e análise de resultados.   4 - Desenvolvimento de Projeto Prático Aplicação dos conhecimentos adquiridos na criação e gestão de um projeto final.
  • Objetivos

    Objetivos

    No final da UC, o aluno deverá: 1 - Compreender o conceito e o âmbito do Marketing Digital. 2 - Saber como organizar a estratégia empresarial com as estratégias de Marketing Digital. 3 - Conhecer a diversidade de ferramentas de Marketing Digital e aplicá-las de forma criativa.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia de ensino online à distância tem por base a aprendizagem centrada no estudante, com primado na flexibilidade, com primado na interação e com princípio na inclusão digital. Estas linhas orientadoras norteiam a organização de todo o processo de ensino-aprendizagem, balizam o papel do estudante e do professor, a planificação, conceção e gestão das atividades de aprendizagem a propor aos estudantes, a tipologia de materiais a desenvolver e a natureza da avaliação das competências adquiridas. Avaliação: Participação (30%) + trabalho individual (40%) + trabalhos assíncronos (30%)
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Baptista, D., & Costa, P. (2021). Marketing Digital-Conteúdos Vencedores. Lisboa. Lidel. Junior, D. J. S., & Huzar, V. (2020). Marketing digital. Administração, 12-12. Sultoni, M., Sudarmiatin, S., Hermawan, A., & Sopiah, S. (2022). Digital marketing, digital orientation, marketing capability, and information technology capability on marketing performance of Indonesian SMEs. International Journal of Data and Network Science, 6(4), 1381-1388. Sharma, S., Singh, G., & Pratt, S. (2023). Applying a technology acceptance model to understand digital-free tourism. Tourism Recreation Research, 1-18. Fedoryshyna, L., Halachenko, O., Ohiienko, A., Blyznyuk, A., Znachek, R., & Tsurkan, N. (2021). Digital marketing in strategic management in the field of the tourism. Journal of Information Technology Management, 13(Special Issue: Role of ICT in Advancing Business and Management), 22-41.  
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