-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular de Metodologias de Investigação via proporcioinar bases para a realização de investigação científica rigorosa. Abrange métodos e técnicas de investigação, focando-se na conceção e execução de projetos de investigação. Esta UC permite desenvolver competências críticas para o sucesso académico e profissional, preparando os estudantes para a elaboração de trabalhos académicos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP6983-7351
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução à investigação 1.1 Problema de Investigação 1.2. Revisão da literatura 1.3.Planeamento da investigação 1.4. Investigação quantitativa e qualitativa 2. O processo de investigação 2.1. Amostragem 2.2. Métodos de recolha de dados 2.3. Análise e interpretação dos dados 3. Apresentação dos trabalhos
-
Objetivos
Objetivos
Aplicar desenhos de investigação quantitativos e qualitativos a problemas científicos provenientes das áreas científicas do ciclo de estudos.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia de ensino/aprendizagem combina modos de contato síncrono e assíncrono. As seções síncronas realizam-se no horário pré-estabelecido, onde estudantes e docentes interagem, em tempo real, num espaço virtual via zoom. Poderá assentar em momento de trabalho conjunto, optando por formatos de aula online que incluem salas de videoconferência e transmissões ao vivo. As aulas síncronas permitem a realização de atividades em grupo e colaborativas, o que dá ao docente mais opções de aplicação de metodologias de aprendizagem. A comunicação síncrona também permite que dúvidas sejam esclarecidas à medida que o assunto é estudado e abre espaço para perguntas e exemplos mais contextualizados. A comunicação assíncrona acontece sem a necessidade de uma interação em tempo real, permitindo que as aulas sejam acompanhadas pelo estudante independente do horário ou local.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
[Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)] [Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não