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Disciplina Gestão da Mudança e Inovação

  • Apresentação

    Apresentação

    A gestão da mudança e a inovação estão interligadas e são essenciais para as organizações que procuram adaptar-se às mudanças do mercado e manter a sua competitividade. A gestão da mudança envolve a implementação de mudanças planeadas e estruturadas dentro de uma organização, enquanto a inovação remete para a introdução de algo novo ou significativamente melhorado em termos de produtos, serviços ou de processos. Ambos requerem liderança, compromisso organizacional, comunicação eficaz e flexibilidade para a mudança, bem como uma abordagem estratégica bem planeada. Saliente-se, também, que é fundamental discutir a aplicação dos fundamentos de Gestão da Mudança e Inovação, e trabalhar na pesquisa, análise e discussão de artigos, indexados à Web of Science ou SCOPUS, para que, desta forma, se possa constituir uma base sólida de conhecimento.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    O Sistema Nacional de Inovação Organização do Sistema Nacional de Inovação (SNI) Organização dos Sistemas Regionais de Inovação (SRI) Inovação de Negócios Adaptáveis Medindo Capacidades de Negócios para Inovação Inovação de Negócios e Fluxo de Conhecimento Habilidades Digitais e Inovação Digital Criação de Valor e Indicadores de Inovação em Negócios Gestão da Mudança Gestão da Mudança Diagnóstico da Mudança Gestão de Problemas de Equipa Planejamento da Mudança Implementando a Mudança
  • Objetivos

    Objetivos

    Chamar a atenção para a importância crescente das mudanças; Chamar a atenção para a importância crescente da inovação na economia; Facultar aos estudantes os conceitos fundamentais sobre gestão da mudança e inovação; Apresentar a relação entre gestão da mudança e inovação; Conhecer modelos e ecossistemas de inovação; Conhecer modelos de gestão da mudança; Percorrer o processo de gestão da mudança e inovação; Estruturar um processo de gestão da mudança e inovação; Trabalhar indicadores para gestão da mudança e inovação.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Método expositivo, interativo, reflexivo e aplicacional, com recurso a estudo de casos e artigos científicos, privilegiando a metodologia que centra a aprendizagem no estudante fomentando o recurso ao Problem/ Project Based Learning.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Reid, R. Dan e Sanders, N. A. (2015), Operations Management (6th Edition), John Wiley & Sons, Inc. ISBN: 978-1118952610. Roger Schroeder, Susan Goldstein and M. Johnny Rungtusanatham (2010), Operations Management: Contemporary Concepts and Cases (5 edition), McGraw-Hill/Irwin. ISBN: 978-0073403380. Michelle M.H. ¿eref, Ravindra K. Ahuja, and Wayne L. Winston (2007), Developing Spreadsheet-Based Decision Support Systems Using Excel and VBA for Excel, Dynamic Ideas. ISBN: 978-0975914656. Edward A. Silver, David F. Pyke, Douglas J. Thomas (2016). Inventory and Production Management in Supply Chains (4th Edition), CRC Press. ISBN: 9781466558618. Cachon, G. & Terwiesch, C. (2019). Matching Supply with Demand: An Introduction to Operations Management (4thEdition), McGraw-Hill Education. Heizer, J., & Render, B. (2017). Operations Management: Sustainability and Supply Chain Management, Global Edition,12/E, Prentice Hall.
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