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Apresentação
Apresentação
A unidade curricular tem como objetivo a consolidar e atualizar os conhecimentos no âmbito da Ressonância Magnética, de acordo com informação nova “State of the Art” e os mais recentes desenvolvimentos tecnológicos, promovendo o pensamento crítico e uma medicina baseada na evidência na abordagem de diagnóstico por Ressonância magnética
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 2
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6800-25277
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Princípios do magnetismo e processo de formação da imagem em RM. Reconhecer e minimizar artefactos Segurança em ressonância magnética Aquisição de imagem em RM, posicionamento e preparação clínica do paciente Revisão de anatomia em ressonância magnética RM do sistema nervoso, músculo-esquelético, tórax e abdómen Indicações de uso e função dos agentes de contraste Utilização de software de visualização de ressonância magnética Técnicas de comunicação de resultados de RM ao médico assistente
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Objetivos
Objetivos
- Compreender a história e o potencial da ressonância magnética, bem como os desafios na sua utilização. - Compreender os princípios da física em ressonância magnética. - Compreender a importância do posicionamento e os desafios anatômicos dos estudos de ressonância magnética. - Ser capaz de explicar os princípios do magnetismo e seu papel no processo de formação da imagem. - Compreender como interpretar o relatório de uma ressonância magnética. - Compreender as indicações clínicas para o uso de ressonância magnética e a interpretação de relatórios de ressonância magnética.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os conteúdos teóricos e teórico-práticos serão disponibilizados aos alunos após cada aula por meio de plataformas digitais. A integração entre teoria e prática visa aumentar o interesse e a compreensão dos estudantes, oferecendo conhecimentos atualizados e alinhados com as inovações científicas e tecnológicas da área. As aulas teóricas utilizarão recursos audiovisuais, incentivando a participação ativa, a análise crítica e a criatividade dos alunos. Já as aulas práticas terão foco na aplicação de técnicas, discussão de casos clínicos e exames de imagem, com ênfase na pesquisa, análise crítica e elaboração de relatórios, sempre com orientação docente para fomentar o pensamento científico e criativo.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Mai, Wil (2018) Diagnostic MRI in Dogs and Cats. Boca Raton, CRC Press Wisner, E.R. and Zwingenberger, A.L. (2015). Front Matter. In Atlas of Small Animal CT and MRI (eds E.R. Wisner and A.L.Zwingenberger)
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não