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Disciplina Ressonância Magnética

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular tem como objetivo a consolidar e atualizar os conhecimentos no âmbito da Ressonância Magnética, de acordo com informação nova “State of the Art” e os mais recentes desenvolvimentos tecnológicos, promovendo o pensamento crítico e uma medicina baseada na evidência na abordagem de diagnóstico por Ressonância magnética
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Princípios do magnetismo e processo de formação da imagem em RM. Reconhecer e minimizar artefactos Segurança em ressonância magnética Aquisição de imagem em RM, posicionamento e preparação clínica do paciente Revisão de anatomia em ressonância magnética RM do sistema nervoso, músculo-esquelético, tórax e abdómen Indicações de uso e função dos agentes de contraste Utilização de software de visualização de ressonância magnética Técnicas de comunicação de resultados de RM ao médico assistente
  • Objetivos

    Objetivos

    - Compreender a história e o potencial da ressonância magnética, bem como os desafios na sua utilização. - Compreender os princípios da física em ressonância magnética. - Compreender a importância do posicionamento e os desafios anatômicos dos estudos de ressonância magnética. - Ser capaz de explicar os princípios do magnetismo e seu papel no processo de formação da imagem. - Compreender como interpretar o relatório de uma ressonância magnética. - Compreender as indicações clínicas para o uso de ressonância magnética e a interpretação de relatórios de ressonância magnética.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os conteúdos teóricos e teórico-práticos serão disponibilizados aos alunos após cada aula por meio de plataformas digitais. A integração entre teoria e prática visa aumentar o interesse e a compreensão dos estudantes, oferecendo conhecimentos atualizados e alinhados com as inovações científicas e tecnológicas da área. As aulas teóricas utilizarão recursos audiovisuais, incentivando a participação ativa, a análise crítica e a criatividade dos alunos. Já as aulas práticas terão foco na aplicação de técnicas, discussão de casos clínicos e exames de imagem, com ênfase na pesquisa, análise crítica e elaboração de relatórios, sempre com orientação docente para fomentar o pensamento científico e criativo.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Mai, Wil (2018) Diagnostic MRI in Dogs and Cats. Boca Raton, CRC Press Wisner, E.R. and Zwingenberger, A.L. (2015). Front Matter. In Atlas of Small Animal CT and MRI (eds E.R. Wisner and A.L.Zwingenberger)
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