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Disciplina Metodologias de Investigação em Literacia dos Media e da Informação I

  • Apresentação

    Apresentação

    Com esta Unidade Curricular visa-se dotar o estudante de instrumentos conceptuais rigorosos que o habilitem a investigar na área da MIL
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução: 1.1. Domínios específicos de pesquisa em educação para os media: interações online e offline, especificidades e diferenças. 2. Evolução Histórica: 2.1. Escola de Chicago (John Dewey); 2.2. Pesquisa-Ação Participativa (Paulo Freire); 2.3. Estudos etnográficos: de off para online. 3. Os dilemas entre a investigação qualitativa e a investigação quantitativa. 4. Conceitos, métodos e técnicas de pesquisa 5. Aspetos a ter em conta na elaboração de uma pesquisa 6. Da influência da metodologia tradicional para novas conceções metodológicas. 7. Análise das redes sociais. 8. A problemática e o questionamento em investigação.
  • Objetivos

    Objetivos

    Com esta Unidade Curricular visa-se dotar o estudante de instrumentos conceptuais rigorosos que o habilitem a investigar na área da MIL. Assim, pretende-se que o estudante seja capaz de: 1. Familiarizar-se com os domínios de pesquisa em educação para os media; 2. Conhecer e avaliar criticamente uma variedade métodos científicos utilizados na área da educação para os media; 3. Identificar conceitos e correntes que contribuem para a evolução da pesquisa no âmbito dos estudos da educação para os media; 4. Compreender e conhecer diferentes metodologias que podem ser aplicadas em distintos contextos e usando diversas ferramentas; 5. Reconhecer todos s aspetos inerentes à elaboração de uma pesquisa; 6. Compreender as potencialidades e os limites das metodologias quantitativas e das qualitativas.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bilandzic, H., Patriarche, G. & P. Traudt (Eds.) (2012). The Social Use of Media. Cultural and Social Scientific Perspectives on Audience Research. Bristol / Chicago: Intellect. Freire, P. (1967). A educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra. Franklin, M. I. (2013) Understanding Research. New York: Routledge. Str.10-11; 29; 56-66. Jensen, K. B. (2002). A Handbook of Media and Communication Research. Qualitative and Quantitative Methodologies (pp. 254-272). London: Routledge. Yildiz, M. N. & Jared, K. (2016). Handbook of Research on Media Literacy in the Digital Age. IGI Global, 1-532. Web. 16 Jul. 2018. doi:10.4018/978-1-4666-9667-9. Pinto da Costa, E. & Costa, A. (2017). O trabalho colaborativo apoiado pelas tecnologias: o exemplo da investigação qualitativa. Revista Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais (EDaPECI). São Cristóvão (SE). v.17. n. 2, p. 61-69. mai./ago. 2017.
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