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Apresentação
Apresentação
Com esta Unidade Curricular visa-se dotar o estudante de instrumentos conceptuais rigorosos que o habilitem a investigar na área da MIL
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 4.5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP6062-21846
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução: 1.1. Domínios específicos de pesquisa em educação para os media: interações online e offline, especificidades e diferenças. 2. Evolução Histórica: 2.1. Escola de Chicago (John Dewey); 2.2. Pesquisa-Ação Participativa (Paulo Freire); 2.3. Estudos etnográficos: de off para online. 3. Os dilemas entre a investigação qualitativa e a investigação quantitativa. 4. Conceitos, métodos e técnicas de pesquisa 5. Aspetos a ter em conta na elaboração de uma pesquisa 6. Da influência da metodologia tradicional para novas conceções metodológicas. 7. Análise das redes sociais. 8. A problemática e o questionamento em investigação.
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Objetivos
Objetivos
Com esta Unidade Curricular visa-se dotar o estudante de instrumentos conceptuais rigorosos que o habilitem a investigar na área da MIL. Assim, pretende-se que o estudante seja capaz de: 1. Familiarizar-se com os domínios de pesquisa em educação para os media; 2. Conhecer e avaliar criticamente uma variedade métodos científicos utilizados na área da educação para os media; 3. Identificar conceitos e correntes que contribuem para a evolução da pesquisa no âmbito dos estudos da educação para os media; 4. Compreender e conhecer diferentes metodologias que podem ser aplicadas em distintos contextos e usando diversas ferramentas; 5. Reconhecer todos s aspetos inerentes à elaboração de uma pesquisa; 6. Compreender as potencialidades e os limites das metodologias quantitativas e das qualitativas.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas invertidas
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bilandzic, H., Patriarche, G. & P. Traudt (Eds.) (2012). The Social Use of Media. Cultural and Social Scientific Perspectives on Audience Research. Bristol / Chicago: Intellect. Freire, P. (1967). A educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra. Franklin, M. I. (2013) Understanding Research. New York: Routledge. Str.10-11; 29; 56-66. Jensen, K. B. (2002). A Handbook of Media and Communication Research. Qualitative and Quantitative Methodologies (pp. 254-272). London: Routledge. Yildiz, M. N. & Jared, K. (2016). Handbook of Research on Media Literacy in the Digital Age. IGI Global, 1-532. Web. 16 Jul. 2018. doi:10.4018/978-1-4666-9667-9. Pinto da Costa, E. & Costa, A. (2017). O trabalho colaborativo apoiado pelas tecnologias: o exemplo da investigação qualitativa. Revista Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais (EDaPECI). São Cristóvão (SE). v.17. n. 2, p. 61-69. mai./ago. 2017.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não