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Apresentação
Apresentação
Este Seminário interativo é dividido em 3 UC semestrais. De referir que os conteúdos programáticos indicados para esta primeira UC ligam-se com a II e a III. Optamos por esta sequência no tempo para termos um acompanhamento mais próximo dos estudantes desde o início ao final do mestrado, sendo que cada uma das UC tem ECTS e horas de trabalho consentâneas com esta opção no tempo. As UC I, II e III estão muito relacionadas, pois estes cursos b-learning, com seminários, workshops e sessões presenciais, têm ligação estreita com as 4 grandes áreas de intervenção do curso: 1 - Práticas de ensino e de aprendizagens em ambientes mediatizados, 2 - Pesquisa avançada, 3 - Desenvolvimento de projetos no âmbito das políticas públicas e desenvolvimento e inovação, 4 - Sensibilização e capacitação para a cidadania digital. Nesta primeira UC, vamos incidir no ponto 1.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 4.5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP6062-21847
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Práticas de ensino e de aprendizagens em ambientes mediatizados: 1.1. Discussões no campo 1.2. Diretrizes promissoras 1.3. Estudos de caso 1.4. Boas práticas 1.5. Recomendações para o futuro na área.
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Objetivos
Objetivos
Esta UC vai constituir-se através de um curso b-learning (com convidados especialistas), com diferentes conteúdos teórico-práticos, alguns similares a workshops e alguns mais expositivos, relacionados com as áreas de intervenção deste mestrado. Neste Seminário interativo I, vamos dar atenção ao primeiro: práticas de ensino e de aprendizagens em ambientes mediatizados. Praticamente todo o módulo vai ser online, com 1-2 sessões presenciais de discussão com os estudantes. Durante as discussões, os estudantes de mestrado irão apresentar as suas visões críticas sobre os conteúdos da UC e os projetos individuais. Nestas sessões pretende-se aprofundar conhecimentos de forma a que os estudantes desenvolvam competências específicas relativamente a formas de ensino e aprendizagem em ambientes digitais e mediatizados. Assim como competências de reflexão, análise e identificação de boas práticas e perspetivas do campo.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas invertidas
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Abreu, B. & Mihailidis, M. (Eds.) (2014), Media Literacy Education in Action: Theoretical and Pedagogical Perspectives: Routledge Abreu, B. Paul Mihailidis, Alice Y.L. Lee, Jad Melki, Julian McDougall (2017). International Handbook of Media Literacy Education. London: Routledge. Brites, M.J., Santos, S., Jorge, A. & Catalão. D. (2017). Jornalismo e educação: rádio online e processos juvenis de aprendizagem. Sociologia, Problemas e Práticas, 84, 81-100. Engen K.B., Giaever T.H., Mifsud L. ( 2015), Guidelines and Regulations for Teaching Digital Competence in Schools and Teacher Education: A Weak Link. Nordic Journal of Digital Literacy, Vol 10, no 2, pp. 69-83. Hobbs, R. (2011), Digital and Media Literacy: Connecting Culture and Classroom. California: Corwin. Mihailidis P. (2016). ¿The mobile citizen: how a media literate generation is reshaping the global public sphere¿, in Frechette J. and Williams R. (eds), Media education for adigital generation, pp. 235-243. Routledge: Abingdon.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não