filmeu

Disciplina Literacia Crítica dos Media e da Informação

  • Apresentação

    Apresentação

    Compreender as origens e identificar os precursores da Literacia crítica dos media e da informação (LCMI)
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Conceitos e história: 1.1. Origens e precursores 1.2. O que é a literacia crítica para a informação e os media? 1.3. Debates na área 1.4 Capacitação de cidadãos?   2. Contextos: 2.1 Cultura de sala de aula 2.2. Contextos familiares 2.3. Gerações 2.4. Sociedade Civil 2.5. Interação entre media, direitos humanos e democracia.   3. Direito dos cidadãos à literacia crítica para os media.   4. Pensamento Crítico e: 4.1. Publicidade 4.2. Jornalismo 4.3. Propaganda 4.4. Cinema 4.5. As especificidades dos ambientes online.   5. Debates atuais e seus contributos para o futuro da literacia crítica para os media: 5.1. Ser crítico no ensino e na aprendizagem 5.2. Despertar a consciência e capacitação para a cidadania digital.  5.3. O papel da literacia para os media na nossa sociedade.
  • Objetivos

    Objetivos

    - Compreender as origens e identificar os precursores da Literacia crítica dos media e da informação (LCMI); - Enunciar o conceito de LCMI; - Identificar os principais debates na área acerca e na temática; - Relacionar LCMI com exercício da cidadania; - Questionar criticamente a relação dos cidadãos com os media nos diversos contextos de vida; - Analisar criticamente o impacto dos media na promoção dos direitos humanos e na qualidade da democracia; - Relacionar o desenvolvimento de competências de pensamento crítico com a eficácia de interpretação de vários tipos de mensagem mediática; - Incluir a LCMI entre os direitos de cidadania; - Distinguir os diversos domínios (leitura, produção e pensamento) do direito à LCMI; - Adequar as abordagens da LCMI às necessidades das diferentes gerações; - Identificar os contributos dos debates atuais na área para a evolução da LCIM; - Propor intervenções em LCMI. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Brites, M.J., Amaral, I. & Catarino, F. (2018). A era das ¿fake news¿: o digital storytelling como promotor do pensamento crítico. Journal of Digital Media & Interaction, 1(1), 85-98. Gregory, A. E., & Cahill, M. A. (2009). Constructing critical literacy: Self-reflexive ways for curriculum and pedagogy. Critical Literacy: Theories and Practices, 3:2, 6-16. Hobbs, R. (2011). Digital and Media Literacy: Connecting Culture and Classroom. California: Corwin. Janks, H. (2010). Literacy and Power. Routledge: New York and London. Kellner, D., & Share, J. (2005). Toward Critical Media Literacy: Core concepts, debates, organizations, and policy. Discourse: studies in the cultural politics of education, 26(3), 369 /386.  Macedo, L. (2012). O novo ecossistema comunicacional e a socialização de crianças e jovens no espaço cultural da lusofonia: contributos da literatura infantojuvenil. Literartes, Revista de Literatura da Universidade de São Paulo, no 1, vol. 1. 
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios