-
Apresentação
Apresentação
Com esta Unidade Curricular UC II visa dar-se continuidade ao programa pragmático da UC I e, consequentemente, interessa aprofundar o conhecimento de instrumentos conceptuais rigorosos que habilitem o estudante a investigar na área da MIL.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 4.5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP6062-21850
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Da influência da metodologia tradicional para novas coleções metodológicas: 1.1. Entrevista (qualitativa e quantitativa); 1.1.1. Grupos de foco. 1.2. Análise de documentos. 1.3. Análise de conteúdo na pesquisa em literacia mediática. 1.4. Pesquisa de Opinião Pública. 1.5. Observação. 1.5. Etnografia virtual 1.6. Métodos visuais (Photovoice e Foto-Elicitação, etc). 1.7. Documentos e diversos recursos online. 1.8. Documentos e artefatos coletados pelo público. 1.9. Pesquisa em mídia social. 2. Análise de dados: 2.1. Análise estatística ; 2.2. Análise de conteúdo; 2.3. Análise de discurso. 3. Software de análise de dados: 3.1. SPSS - Statistical Package for the Social Sciences; 3.2. webQDA - Qualitative Data Analysis Software.
-
Objetivos
Objetivos
Com esta Unidade Curricular UC II visa dar-se continuidade ao programa pragmático da UC I e, consequentemente, interessa aprofundar o conhecimento de instrumentos conceptuais rigorosos que habilitem o estudante a investigar na área da MIL. Assim, pretende-se que o estudante seja capaz de: 1. Reforçar o conhecimento das especificidades dos métodos científicos utilizados na área da MIL; 2. Desenvolver competências práticas que permitam a recolha e análise de dados; 3. Reconhecer e experimentar meios informáticos existentes ao serviço da investigação, por exemplo: o SPSS - Statistical Package for the Social Sciences - no campo da investigação qualitativa e o webQDA - Qualitative Data Analysis Software - no campo da investigação qualitativa.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas invertidas
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Ciboci L., Kani¿aj I., Labaš D. (2015). Public Opinion Research as a Prerequisite for Media Education Strategies and Policies, In S. Kotilainen & R. Kupiainen (Eds), Reflections on Media Education Futures. The International Clearinghouse on Children, Youth & Media, pp. 171-182. Sedwen: University of Gothenburg. Linaa Jensen, J. & Sørensen, A. S. (2013). Analyzing online social networks from a user perspective: A quantitative- qualitative framework. In Patriarche, G., Bilandzic, H., Linaa Jensen, J., & Jurisic, J. (Eds.). Audience Research Methodologies: Between Innovation and Consolidation, pp. 144-159, London & New York: Routledge. Rodrigues, A. I., & Costa, A. P. (2017). A imagem em investigação qualitativa: análise de dados visuais. In J. Amado & N. M. de C. Crusoé (Eds.), Referenciais Teóricos e Metodológicos de Investigação em Educação e Ciências Sociais (1st ed., pp. 195–218). Salvador da Bahia: Edições UESB.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não