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Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular centra-se no papel crucial que a Literacia dos Media assume nos modelos de competências de Cidadania Digital, um ponto focal do ciclo de estudos.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 7
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP6062-21852
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Competências digitais - para uma definição - origens e desafios 2. Transliteracia e Literacia dos Media e da Informação 3. Modelos de competências digitais: uma abordagem 4. Modelo de Competências Digitais - DIGComp 5. Enquadramentos de políticas públicas 6. Estratégias de aprendizagem de competências digitais 7. Atores e ações promotores da Literacia dos Media e da Informação e das competências digitais 8. Capacidades necessárias à aprendizagem de competências digitais 9. Como pode a Literacia dos Media e da Informação promover a diversidade? 10. Medindo competências digitais 11. O papel dos atores internacionais na promoção Literacia dos Media e da Informação 12. Competências digitais - Boas Práticas Europeias
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Objetivos
Objetivos
1. Compreender o conceito de competências digitais no contexto da Literacia dos Media e da Informação; 2. Compreender diferentes modelos de competências digitais, desde os seus pressupostos teóricos atá à organização e inter-relação das competências identificadas; 3. Identificar estratégias de ensino/aprendizagem de competências digitais; 4. Identificar os papéis dos diferentes atores na aprendizagem de competências digitais, no contexto da Literacia dos Media e da Informação; 5. Analisar criticamente métodos de medição do nível de competências digitais; 6. Identificar boas práticas em termos de aprendizagem de competências digitais, no contexto da Literacia dos Media e da Informação.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas invertidas
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
DigComp 2.1 (2017). The Digital Competence Framework for Citizens. Luxembourg: Publications Office of the European Union. Engen K.B., Giaever T.H. & Mifsud L. (2015), Guidelines and Regulations for Teaching Digital Competence in Schools and Teacher Education: A Weak Link. Nordic Journal of Digital Literacy, Vol 10, no 2, pp. 69-83. Frau-Meigs D., O'Neill B., Soriani, A. & Tome V. (2017): Digital Citizenship Education – Overview and New Perspectives, Strasbourg: Council of Europe. ¿Frau-Meigs D., Velez I. & Flores J. (eds), European public policies on media and information literacies in comparative perspective. Routledge: Abingdon. Tomé, V. (2018). Assessing Media Literacy in Teacher Education. In Melda N. Yildiz, Steven S. Funk & Belinha S. De Abreu (Eds.), pp. 1-18, Promoting Global Competencies Through Media Literacy. Hershey (PA): IGI Global.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não