filmeu

Disciplina Competências Digitais e Literacia dos Media e da Informação

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular centra-se no papel crucial que a Literacia dos Media assume nos modelos de competências de Cidadania Digital, um ponto focal do ciclo de estudos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Competências digitais - para uma definição - origens e desafios 2. Transliteracia e Literacia dos Media e da Informação 3. Modelos de competências digitais: uma abordagem 4. Modelo de Competências Digitais - DIGComp 5. Enquadramentos de políticas públicas 6. Estratégias de aprendizagem de competências digitais 7. Atores e ações promotores da Literacia dos Media e da Informação e das competências digitais 8. Capacidades necessárias à aprendizagem de competências digitais 9. Como pode a Literacia dos Media e da Informação promover a diversidade? 10. Medindo competências digitais 11. O papel dos atores internacionais na promoção Literacia dos Media e da Informação 12. Competências digitais - Boas Práticas Europeias
  • Objetivos

    Objetivos

    1. Compreender o conceito de competências digitais no contexto da Literacia dos Media e da Informação; 2. Compreender diferentes modelos de competências digitais, desde os seus pressupostos teóricos atá à organização e inter-relação das competências identificadas; 3. Identificar estratégias de ensino/aprendizagem de competências digitais; 4. Identificar os papéis dos diferentes atores na aprendizagem de competências digitais, no contexto da Literacia dos Media e da Informação; 5. Analisar criticamente métodos de medição do nível de competências digitais; 6. Identificar boas práticas em termos de aprendizagem de competências digitais, no contexto da Literacia dos Media e da Informação.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    DigComp 2.1 (2017). The Digital Competence Framework for Citizens. Luxembourg: Publications Office of the European Union. Engen K.B., Giaever T.H. & Mifsud L. (2015), Guidelines and Regulations for Teaching Digital Competence in Schools and Teacher Education: A Weak Link. Nordic Journal of Digital Literacy, Vol 10, no 2, pp. 69-83. Frau-Meigs D., O'Neill B., Soriani, A. & Tome V. (2017): Digital Citizenship Education – Overview and New Perspectives, Strasbourg: Council of Europe. ¿Frau-Meigs D., Velez I. & Flores J. (eds), European public policies on media and information literacies in comparative perspective. Routledge: Abingdon. Tomé, V. (2018). Assessing Media Literacy in Teacher Education. In Melda N. Yildiz, Steven S. Funk & Belinha S. De Abreu (Eds.), pp. 1-18, Promoting Global Competencies Through Media Literacy. Hershey (PA): IGI Global.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios