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Apresentação
Apresentação
Com esta UC visa-se dar continuidade ao programa das UC I e II. Interessa consolidar o conhecimento de instrumentos conceptuais e práticos que habilitem o estudante a investigar na área da MIL.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP6062-21856
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Ética: entre as antigas inquietações e novas questões advindas das redes sociais: 1.1. Ética da investigação; 1.2. Ética da ação. 2. Da análise dos dados para apresentação dos resultados: 2.1. Apresentação de resultados de uma investigação quantitativa; 2.1. Apresentação de resultados de uma investigação qualitativa; 2.2. Apresentação de resultados de uma investigação mista. 3. Desafios da pesquisa: 3.1. Avaliação digital; 3.2. Ensinar e aprender em ambientes mediados; 3.3. Pesquisa e desenvolvimento de projetos e políticas em educação para os media; 4. Construção de um projeto de investigação; 5. Elaboração de um artigo científico.
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Objetivos
Objetivos
Com esta UC visa-se dar continuidade ao programa das UC I e II. Interessa consolidar o conhecimento de instrumentos conceptuais e práticos que habilitem o estudante a investigar na área da MIL. Pretende-se que o estudante seja capaz de: 1. Analisar criticamente as questões éticas inerentes à investigação em geral e à investigação nos estudos mediáticos, em particular a investigação que envolva crianças, jovens e adultos, inclusive nas redes sociais; 2. Articular o conhecimento dos métodos científicos utilizados na área da MIL com a prática da investigação; 3. Compreender os desafios da pesquisa nos contextos de ensino-aprendizagem, de avaliação e de projetos ou políticas educacionais para os media. 4. Desenvolver competências para a apresentação dos resultados de uma pesquisa; 5. Apreender os pressupostos da conceção de um projeto de investigação; 6. Identificar as componentes basilares na elaboração de um artigo.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias ativas.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Costa, A. P. (2016). Processo de construção e avaliação de artigos de índole Qualitativa: possíveis caminhos? (Carta Editorial). Revista da Escola de Enfermagem da USP, 50(6), 890¿891. Kindon, S., Pain, R. & Kesby, M. (Eds) (2007). Participatory action research, approaches and methods. Connecting people, participation and place. London/ New York: Routledge. Markham, A. & Buchanan, E. (2012). Ethical Decision-Making and Internet Research: Recommendations from the AoIR. Ethics Working Committee (Version 2.0). AOIR Executive Committee. Acceded at 25th April http://aoir.org/reports/ethics2.pdf Pinto da Costa, E.; Silva, C. & Costa, A. (2016). Potencialidades da pesquisa na Internet para a Investigação Qualitativa. In E. Pinto da Costa; C. Silva & A. Costa (Eds). Internet Corpus Latent Journal, (6)2, pp. 1-4. ISSN 1647-7308. Yildiz, M. N. & Jared, K. (2016). Handbook of Research on Media Literacy in the Digital Age. IGI Global, 1-532. Web. 16 Jul. 2018. doi:10.4018/978-1-4666-9667-9.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não