filmeu

Disciplina Psicologia Cognitiva

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade procura explorar os processos mentais internos e abordar os principais paradigmas experimentais em psicologia cognitiva para estudo das funções cognitivas, i.e. como percecionamos, nos lembramos, pensamos, falamos e resolvemos problemas
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução à Psicologia Cognitiva 1.1. Métodos de investigação em Psicologia Cognitiva Experimental 2. Percepção visual e atenção 2.1. Processos básicos de percepção visual 2.2. Principais mecanismos atencionais 3. Memória 3.1. Memória e aprendizagem 3.2. Modalidades mnésicas 4. Linguagem 4.1. Leitura e percepção do discurso 4.2. Mecanismos na produção e compreensão da linguagem 5. Funções cognitivas superiores 5.1. Resolução de problemas 5.2. Tomada de decisão 6. Planeamento experimental e aplicações a problemas do mundo real 7. Promoção de competências cognitivas
  • Objetivos

    Objetivos

    O estudante deverá ser capaz de compreender, seleccionar e aplicar os paradigmas mais apropriados para a finalidade desejada ¿ modalidade de processos mentais a ser investigada
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    De forma a proporcionar o processo ensino-aprendizagem, esta UC está organizada em aulas teóricas e práticas. As teóricas são de carácter expositivo. Para uma melhor ilustração dos conteúdos programáticos, recorre-se, nas práticas, a práticas laboratoriais. São disponibilizadas aos estudantes tutorias.A avaliação contínua desta UC contempla 2 momentos avaliativos: teste escrito (ponderação de 60%) e trabalho de grupo (ponderação de 40%) Os grupos deverão ser compostos por 2 elementos. No decorrer do semestre serão facultadas aos alunos tutorias de grupo. A presença nas aulas é obrigatória. A época de recurso consiste num exame escrito com ponderação de 100% na nota final, que incidirá sobre a totalidade dos conteúdos teóricos e práticos. Como média final, o estudante deverá obter a classificação mínima de 10 (dez) valores
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Eysenck, M.W., & Keane, M.T. (2015). Cognitive psychology: A student's handbook (7ª Ed). London & NY: Psychology Press. Goldstein, E.B. (2015). Cognitive psychology: Connecting mind, research and everyday experience (4ª Ed). Belmont: Wadsworth. Gazzaniga, M., & Mangun, J.R. (2014). The Cognitive neurosciences (5ª Ed.) Cambridge: The MIT Press. Healy, A.F. (2004). Experimental cognitive psychology and its applications. American Psychological Association.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios