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Apresentação
Apresentação
Esta unidade procura explorar os processos mentais internos e abordar os principais paradigmas experimentais em psicologia cognitiva para estudo das funções cognitivas, i.e. como percecionamos, nos lembramos, pensamos, falamos e resolvemos problemas
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT789-15949
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução à Psicologia Cognitiva 1.1. Métodos de investigação em Psicologia Cognitiva Experimental 2. Percepção visual e atenção 2.1. Processos básicos de percepção visual 2.2. Principais mecanismos atencionais 3. Memória 3.1. Memória e aprendizagem 3.2. Modalidades mnésicas 4. Linguagem 4.1. Leitura e percepção do discurso 4.2. Mecanismos na produção e compreensão da linguagem 5. Funções cognitivas superiores 5.1. Resolução de problemas 5.2. Tomada de decisão 6. Planeamento experimental e aplicações a problemas do mundo real 7. Promoção de competências cognitivas
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Objetivos
Objetivos
O estudante deverá ser capaz de compreender, seleccionar e aplicar os paradigmas mais apropriados para a finalidade desejada ¿ modalidade de processos mentais a ser investigada
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
De forma a proporcionar o processo ensino-aprendizagem, esta UC está organizada em aulas teóricas e práticas. As teóricas são de carácter expositivo. Para uma melhor ilustração dos conteúdos programáticos, recorre-se, nas práticas, a práticas laboratoriais. São disponibilizadas aos estudantes tutorias.A avaliação contínua desta UC contempla 2 momentos avaliativos: teste escrito (ponderação de 60%) e trabalho de grupo (ponderação de 40%) Os grupos deverão ser compostos por 2 elementos. No decorrer do semestre serão facultadas aos alunos tutorias de grupo. A presença nas aulas é obrigatória. A época de recurso consiste num exame escrito com ponderação de 100% na nota final, que incidirá sobre a totalidade dos conteúdos teóricos e práticos. Como média final, o estudante deverá obter a classificação mínima de 10 (dez) valores
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Eysenck, M.W., & Keane, M.T. (2015). Cognitive psychology: A student's handbook (7ª Ed). London & NY: Psychology Press. Goldstein, E.B. (2015). Cognitive psychology: Connecting mind, research and everyday experience (4ª Ed). Belmont: Wadsworth. Gazzaniga, M., & Mangun, J.R. (2014). The Cognitive neurosciences (5ª Ed.) Cambridge: The MIT Press. Healy, A.F. (2004). Experimental cognitive psychology and its applications. American Psychological Association.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não