-
Apresentação
Apresentação
Disciplina teórico-prática que utiliza o laboratório de psicologia experimental e as medidas neurofisiológicas como recursos para as aulas.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT789-15953
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Introdução e História da Neurociência Cognitiva Neuroanatomia e Bases Fisiológicas da Excitabilidade Neuronal Atividade neuronal complexa Métodos de Imagiologia Cerebral e Psicofisiologia Imagiologia estrutural e funcional Electroencefalografia Emoções e Processamento Afetivo Estruturas neuronais das emoções Modelos de processamento emocional Processos Atencionais e Estruturas Cerebrais O cérebro auditivo Organização neuroanatómica e funcional do processamento auditivo Processamento de voz, fala e comunicação O cérebro visual Córtex retinotópico Reconhecimento visual de objetos Memória e Processos Mnésicos Tipos de memória Funcionamento Executivo e Movimento Lobos frontais e movimento Integração sensório-motora Estruturas Cerebrais da Cognição Social Introdução aos Sistemas Neuronais Complexos Default Mode Network Rede Fronto-Parietal Executiva Aplicacações Práticas da Neurociência Cognitiva Neuropsicologia Clínica Psicoterapia
-
Objetivos
Objetivos
Esta disciplina procura estudar as bases neuronais da cognição com recurso a técnicas psicofisiológicas e de neuroimagem. De um ponto de vista teórico, o estudante terá conhecimento sobre os principais aspetos de funcionamento do cérebro e suas relações com a atividade afetiva e cognitiva. De um ponto de vista prático, estudante será capaz de selecionar e compreender os métodos neurofisiológicos mais apropriados para a finalidade desejada.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias expositivas e demonstrativas. Recurso a atividades laboratoriais.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Ward. J. (2015). The Student´s Guide to Cognitive Neuroscience (3th Ed). UK: Psychology Press. Gazzaniga, M., Ivry., R. B. & Mangun. G. R. (2019). Cognitive Neuroscience: The Biology of the Mind (5th Ed). NY: W.W. Norton & Company. Cage., N. M. & Baars. B. J. (2018). Fundamentals of Cognitive Neuroscience: A beginner´s guide (2th Ed). Academic Press. Eysenck, M.W. & Keane, M.T. (2015). Cognitive Psychology A Student's Handbook (7th Ed). NY: Psychology Press.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não