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Apresentação
Apresentação
A UC irá contribuir para a aquisição e aplicação de conhecimentos relacionados com a avaliação e o diagnóstico neuropsicológico, assim como irá promover o desenvolvimento de várias competências necessárias para a prática profissional nesta área de especialização. É nesse sentido que esta UC tem o seu espaço justificado, contribuindo para a formação de nível avançado dos/das estudantes em articulação com o restante plano de estudos.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 7
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT789-25054
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Visão histórica da neuropsicologia e da avaliação neuropsicológica Avaliação neuropsicológica e psicometria: fundamentos teóricos Avaliação e diagnóstico neuropsicológico Princípios gerais da avaliação neuropsicológica Processo de avaliação neuropsicológica História clínica Exame neuropsicológico Testes específicos para avaliação das principais funções cognitivas: Orientação Atenção Perceção Memória Linguagem Praxias Gnosias Funções executivas Baterias de avaliação neuropsicológica fixas Baterias fixas de avaliação neuropsicológica vs. baterias flexíveis de avaliação neuropsicológica Seleção dos testes neuropsicológicos Administração e interpretação dos resultados: relatório de avaliação neuropsicológica
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Objetivos
Objetivos
Nesta UC pretende-se expor, analisar e discutir a avaliação e o diagnóstico neuropsicológico nos diversos contextos de atuação do neuropsicólogo, com o intuito de alcançar os seguintes objetivos: 1) Adquirir conhecimentos relativos às fases do processo de avaliação neuropsicológica; 2) Promover a aquisição de conhecimentos sobre a utilização de testes específicos de avaliação neuropsicológica, bateria fixas neuropsicológicas vs. bateria flexíveis neuropsicológicas; 3) Fomentar os conhecimentos relativos às provas utilizadas no diagnóstico neuropsicológico; 4) Gerar competências relativas à aplicação, cotação e interpretação dos resultados dos principais testes neuropsicológicos; 5) Dotar os estudantes de aptidões necessárias à elaboração de um relatório de avaliação neuropsicológica.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Método Expositivo e Demonstrativo. Após a exposição teórica dos conteúdos programáticos, os mesmos serão abordados numa vertente prática que inclui o roleplay, exercícios de aplicação, cotação e interpretação de resultados e elaboração de relatórios de avaliação neuropsicológica. A avaliação contempla a elaboração, em grupo, de dois trabalhos (50% cada). O primeiro consiste na realização de uma avaliação neuropsicológica onde é requerida a seleção de provas, a sua aplicação a um adulto saudável, cotação e interpretação dos resultados e posterior redação do relatório. O segundo trabalho refere-se à elaboração de uma revisão teórica sobre um teste específico, selecionado pelo docente da UC. O Exame final tem a ponderação de 100% e incluí conteúdos teóricos e práticos. A presença nas aulas é obrigatória. Espera-se que o desempenho nos momentos de avaliação garanta a aquisição de competências necessárias para a aprovação na UC.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Barrio Alba, A. (2018). El Informe Neuropsicológico. Madrid: Editorial Síntesis. Bowden, S.C. (2017). Neuropsychological Assessment in the Age of Evidence-Based Practice. USA: Oxford University Press. Crawford, J.R., Parker, D.M., & McKinlay, W.W. (2018). A handbook of Neuropsychological Assessment. London: Routledge Hebben, N., & Milberg, W. (2009). Essentials of Neuropsychological Assessment. New Jersey: John Wiley & Sons Inc. Lezak, M. D., Howieson, D. W., Bigler, E.D., & Tranel, D. (2012). Neuropsychological Assessment. New York: Oxford University Press. Maia, L., Correia, C., & Leite, R. (2009). Avaliação e intervenção neuropsicológica. Estudos de casos e instrumentos. Lisboa: Lidel. Strauss, E., Sherman, E. M. S., & Spreen, O. (2006). A compendium of neuropsychological tests: Administration, norms, and commentary (3rd ed.). Oxford University Press.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não