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Apresentação
Apresentação
Esta UC procurar fornecer competências específicas em Neuropsicologia Aplicada, quer competências clínicas de avaliação, quer de intervenção.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT789-25056
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Ética e deontologia na intervenção em neuropsicologia 2. História clínica 2.1. Contextos neuropsicológicos 2.2. Comunicação e linguagem 2.3. Modelos estruturados de história clínica 3. Baterias fixas de avaliação neuropsicológica vs. Bateria flexíveis de avaliação neuropsicológica 4. Novas tecnologias na intervenção em neuropsicologia 5. Roleplay da intervenção neuropsicológica 6. Observação e prática de avaliação neuropsicológica 7. Regras para a preparação de um relatório de avaliação neuropsicológica
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Objetivos
Objetivos
Esta unidade curricular (UC) pretende promover o contacto e a integração dos estudantes em contexto real com população clínica e não clínica. É prioritária a integração de conhecimentos e competências adquiridas nas diferentes UC deste ciclo de estudos com o objetivo de os aplicar a situações práticas de intervenção neuropsicológica. Mais concretamente, pretende: 1) fomentar o conhecimento sobre a preparação da história clínica; 2) gerar competências relativas à aplicação, cotação e interpretação de resultados de provas neuropsicológicas; 3) fornecer conhecimentos e aptidões relativas à aplicação, cotação e interpretação de outros instrumentos de avaliação cognitiva com utilização das novas tecnologias; 4) aperfeiçoar as competências relacionadas com a elaboração de relatórios de avaliação neuropsicológica.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Método expositivo e demonstrativo. Numa primeira fase expositiva, serão abordados os aspetos teóricos relacionados com a ética e deontologia na intervenção em neuropsicologia. Na fase demonstrativa, o ensino inclui necessariamente aulas práticas dentro e fora do campus universitário. As aulas no exterior estão direcionadas para a observação e iniciação ao saber-fazer em contextos reais, sob supervisão. Nas aulas práticas privilegia-se o roleplay, exercícios de cotação de provas e interpretação de resultados. A avaliação contínua contempla: um relatório de avaliação neuropsicológica decorrente das atividades práticas (50%) e um relatório final de atividades (50%). O Exame final tem a ponderação de 100%, incidindo nos conteúdos das aulas teóricas e práticas. A presença nas aulas é obrigatória. Espera-se que o desempenho nos diferentes momentos de avaliação garanta a aquisição de competências necessárias para a aprovação na UC.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
American Psychological Association. (2017). Ethical principles of psychologists and code of conduct (2002, Amended June 1, 2010 and January 1, 2017). http://www.apa.org/ethics/code/index.aspx. Elias, L. & Saucier, D. (2018). Neuropsychology: Clinical and experimental foundations. Harlow: Person Education Limited. Lezak, M. D., Howieson, D. W., Bigler, E.D., & Tranel, D. (2012). Neuropsychological Assessment. NY: Oxford University Press. Mondini, S., Cappelletti, M., & Arcara, G. (2022). Methodology in Neuropsychological Assessment: An Interpretative Approach to Guide Clinical Practice. Routledge. Sherman, E., Hrabok, M. & Tan, J. (2023). A Compendium of Neuropsychological Tests: Fundamentals of Neuropsychological Assessment and test reviews for clinical practice (4th Edition). University Press.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não