filmeu

Disciplina Métodos de Análise de Dados em Neuropsicologia

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC tem como objetivo fornecer aos estudantes o conhecimento conceptual e as competências práticas necessárias para a implementação dos diversos métodos de análise de dados aplicáveis no âmbito da Neuropsicologia Clínica. Dando sequência aos conteúdos abordados em Métodos de Investigação em Neuropsicologia, serão utilizados exemplos referentes aos desenhos de estudo e métodos consolidados ao longo dessa unidade (e.g., EEG, fNIR). Mais ainda, pretende-se não só que os/as estudantes adquiram uma compreensão global dos métodos de análise existentes, mas também o raciocínio crítico necessário para identificar quais os procedimentos mais adequados para o seu projeto de investigação. Desta forma, esta UC é uma componente basilar no desenvolvimento das competências necessárias para a criação personalizada da estratégia de análise de dados a implementar no Projeto de Dissertação em Neuropsicologia Clínica, fundamental para o desenvolvimento da Dissertação no 2º ano do ciclo de estudos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1: Introdução à estatística na investigação e o seu papel na extração de evidência empírica: - Formulação e teste de hipóteses; - Amostragem e significância. CP2: Testes de Associação (Correlação e Regressão Linear) e de Diferenças (t-test, ANOVA e ANCOVA). CP3: Modelos Multivariados de Dependência com Variáveis Critério (Regressão Múltipla, MANOVA, MANCOVA). CP4: Modelos Multivariados de Interdependência e Redução da Dimensionalidade (Análise Fatorial, Análise de Clusters). CP5: Relevância e operacionalização de boas práticas de Ciência Aberta na análise de dados e interpretação: planeamento, reporting e disponibilização de recursos. 
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1: Compreender o papel da estatística na investigação em neuropsicologia e aprofundar os conceitos de testes de hipótese, amostragem e significância. OA2: Revisitar procedimentos de estatística univariada e interpretar os resultados obtidos. OA3: Aplicar procedimentos de estatística multivariada e interpretar os resultados obtidos. OA4: Compreender o papel da ciência aberta na neuropsicologia enquanto área de investigação.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Nas aulas teórico-práticas o método de exposição oral com recursos audiovisuais (ME1) visa fornecer as bases teórico-conceptuais para diversas metodologias de análise de dados, apresentar as principais ferramentas para a sua implementação e a sua aplicabilidade na investigação em neuropsicologia.   As aulas prático-laboratoriais visam a execução de vários procedimentos de análise de dados (verificação de pressupostos, interpretação de outputs e redação de resultados) em bases reais de acesso aberto com variáveis de interesse para a neuropsicologia (treino aplicado, ME2). Este exercício será efetuado através do JASP (ferramenta open source), permitindo a aquisição de competências transponíveis para a investigação experimental e clínica prevista no ciclo de estudos. Serão dinamizados momentos de partilha de soluções aos exercícios propostos com feedback pelo docente e pares (ME3, ME4) de forma a acompanhar o desenvolvimento do trabalho prático a completar até ao final da UC.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Dienes, Z. (2008). Understanding psychology as a science: An introduction to scientific and statistical inference. New York: Palgrave Macmillan. Tabachnick, B. G., & Fidell, L. S. (2012). Using multivariate statistics. Prentice Hall. Navarro, D.J., Foxcroft, D.R., & Faulkenberry, T.J. (2019). Learning Statistics with JASP: A Tutorial for Psychology Students and Other Beginners. Grahe, J. (2021). A journey into open science and research transparency in psychology. Routledge.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios