filmeu

Disciplina Metodologia de Investigação I

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular Metodologia de Investigação I tem como objetivo proporcionar aos alunos uma base sólida nas competências essenciais para a prática clínica do nutricionista, com ênfase na legislação, ética e deontologia. Esta UC visa preparar os estudantes para a inserção autónoma em ambientes profissionais, onde poderão desenvolver e aperfeiçoar as competências práticas necessárias para a execução de projetos de investigação técnico-científica no domínio da nutrição clínica. A UC Metodologia de Investigação I pretende ainda ajudar os alunos a adquirir competências transversais definidas no Regulamento n.º 55/2019 para nutricionistas especialistas, permitindo-lhes realizar intervenções em um nível mais avançado em pessoas, grupos, organizações e comunidades.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Metodologia de investigação 1.1. As etapas do processo de investigação; 1.2. Estruturação e elaboração de um trabalho científico; 1.3. Fases de investigação; 1.4. Tipos de estudo; 2. Análise estatística; 2.1. Revisão de conceitos de Bioestatística 2.2. Testes de hipóteses 2.3. Testes estatísticos comuns, análise bivariada e multivariada 2.4. Apresentação e interpretação de resultados 3. Ética, Bioética, Moral, Valores e Deontologia 3.1.Fundamentos, princípios e conceitos 3.2. Desafios éticos na prática clínica 3.3. Particularidades éticas e deontológicas dos estudos clínicos. 3.4. Estudos clínicos: Comissão de Ética e Comissão Nacional de Proteção de Dados
  • Objetivos

    Objetivos

    Facultar aos alunos competências no âmbito da legislação, da ética e da deontologia associada ao exercício da prática clínica do Nutricionista Criar aptidões para inserção com autonomia num ambiente adequado para desenvolver e aperfeiçoar as competências práticas necessárias à execução de um projeto de investigação técnico-científica no domínio da nutrição clínica. Contribuir para o desenvolvimento das capacidades de análise e de crítica metódica da literatura. Proporcionar a oportunidade privilegiada de realizar uma aprendizagem ativa, através da avaliação de artigos publicados em revistas científicas, com recurso a exemplos de investigação em nutrição clínica. Habilitar os alunos para a formulação de questões, a objetividade no exercício da dúvida sistemática e na pesquisa para a melhor evidência, a avaliação crítica com aceitação relativa da ausência de certeza em ciência e a maturação das capacidades de comunicação e divulgação dos resultados da pesquisa técnico-científica.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aulas teórico-práticas destinadas à consolidação dos conhecimentos, através da participação ativa do aluno no processo de ensino-aprendizagem: pesquisa, avaliação crítica, tratamento e transmissão de informação científica sobre temas relevantes para a unidade curricular, com impacto na nutrição clínica.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Archer L, Biscaia J, Osswald W. Bioética. Lisboa: Editorial Verbo; 1996. Clanchy, J e Ballard, B. Como esrever ensaios, um guia para estudantes. Lisboa: Temas e Debates, 2000. Marconi, AM e Lakatos, EM. Fundamentos de metodologia científica. 6.ª ed. São Paulo: Atlas; 2005. Nunes R, Melo H. Ética e o direito no início da vida humana, Coimbra: Gráfica de Coimbra; 2001. Quivy, R e Campenhoudt, LV. Manual de investigação em ciências sociais. 3.ª ed. Lisboa: Gradiva; 2003. Ricou M. A ética e a deontologia no exercício da psicologia. Lisboa: Ordem dos Psicólogos;2014. Serrão D, Nunes R. Ética em cuidados de Saúde. Porto: Porto Editora; 1998.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios