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Apresentação
Apresentação
A unidade curricular Métodologia de Investigação I tem como propósito introduzir os estudantes às bases metodológicas, estatísticas e éticas da investigação científica aplicada à nutrição e à saúde. Num contexto em que a prática clínica deve ser cada vez mais sustentada pela evidência científica, torna-se essencial que os futuros nutricionistas desenvolvam competências que lhes permitam compreender, interpretar e produzir investigação de qualidade. Ao longo da unidade, serão abordados os principais métodos de investigação, desde a formulação de problemas e hipóteses até à elaboração de projetos científicos, a utilização de bases de dados bibliográficas internacionais e a análise crítica da literatura. Será ainda dado especial destaque às questões de ética em investigação clínica e nutricional. Esta unidade curricular assume-se como um pilar na formação académica e profissional, capacitando os estudantes para aplicarem a ciência ao serviço da saúde e da nutrição clínica.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6866-25652
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Metodologia de Investigação 1.1. Etapas do processo de investigação 1.2. Estruturação e elaboração de um projeto científico 1.3. Formulação de problemas e hipóteses de investigação 1.4. Tipos de estudo 1.5. Estratégias de pesquisa bibliográfica (PubMed, Scopus, Web of Science) 1.6. Escrita científica: normas, citações e referências bibliográficas 2. Análise Estatística 2.1. Revisão de conceitos de bioestatística (variáveis, amostragem, representatividade) 2.2. Estatística descritiva (médias, medianas, frequências, dispersão) 2.3. Testes de hipóteses (paramétricos e não paramétricos) 2.4. Noções de regressão e correlação aplicadas à investigação clínica 2.5. Apresentação e interpretação de resultados (tabelas, gráficos, discussão crítica) 3. Ética em Investigação Clínica e Nutricional 3.1. Fundamentos, princípios e conceitos 3.2. Desafios éticos na prática clínica 3.3. Consentimento informado e confidencialidade dos dados dos participantes
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Objetivos
Objetivos
- Compreender e aplicar as etapas fundamentais do processo de investigação científica em nutrição clínica e áreas da saúde. - Elaborar um projeto científico, formulando adequadamente problemas, hipóteses e objetivos de investigação. - Identificar e diferenciar os principais tipos de estudo, reconhecendo as suas vantagens, limitações e adequação a diferentes contextos clínicos. - Realizar pesquisas bibliográficas sistemáticas em bases de dados científicas, aplicando critérios de seleção e análise crítica da literatura. - Aplicar técnicas de estatística descritiva e inferencial, interpretando corretamente os resultados e utilizando-os para sustentar conclusões. - Apresentar e discutir resultados de investigação. - Reconhecer e aplicar princípios éticos na investigação clínica e nutricional. - Desenvolver uma atitude crítica e reflexiva perante a produção científica existente e a prática clínica baseada na evidência.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A unidade curricular será lecionada através de aulas teórico-práticas, privilegiando a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem. Para tal, serão utilizados métodos de Problem-Based Learning (PBL) e Case-Based Learning (CBL), que estimulam a análise crítica, a integração de conhecimentos e a aplicação prática dos conteúdos a situações reais e simuladas da nutrição clínica. Este modelo pedagógico promove o desenvolvimento de competências científicas e transversais, tais como a resolução de problemas, a tomada de decisão fundamentada, o trabalho em equipa e a capacidade de comunicação científica.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Hulley, S. B., Cummings, S. R., Browner, W. S., Grady, D., & Newman, T. B. (2013). Designing Clinical Research (4th ed.). Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins. Field, A. (2017). Discovering Statistics Using IBM SPSS Statistics (5th ed.). London: SAGE Publications. Greenhalgh, T. (2019). How to Read a Paper: The Basics of Evidence-Based Medicine and Healthcare (6th ed.). Wiley-Blackwell. World Medical Association (2013). Declaration of Helsinki: Ethical Principles for Medical Research Involving Human Subjects. JAMA, 310(20), 2191–2194. Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV). (2018). Parecer n.º 98/CNECV/2018 – Investigação clínica em Portugal: desafios éticos e regulamentares. Lisboa: CNECV.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não