filmeu

Disciplina Suporte Nutricional

  • Apresentação

    Apresentação

    Aprofundar conhecimentos ao nível do suporte nutricional, permitindo aos alunos ampliar aptidões profissionais de forma autónoma em diferentes situações clínicas, e ao longo do ciclo de vida
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    - Malnutrição e seu impacto - Intervenção nutricional por via entérica - Intervenção nutricional por via parentérica - O suporte nutricional em diferentes situações clínicas - A monitorização do suporte nutricional (indicadores) - Síndrome de realimentação - A nutrição artificial  na população pediátrica - A nutrição artificial no domicílio
  • Objetivos

    Objetivos

    Compreender a malnutrição e o seu impacto; Saber como proceder ao suporte nutricional por via entérica, e como abordar as complicações associadas ao suporte nutricional por esta via e quais as limitações para a sua utilização; Saber como proceder ao suporte nutricional por via parentérica, e como abordar as complicações associadas ao suporte nutricional por esta via e quais as limitações para a sua utilização; Saber monitorizar o suporte nutricional; Compreender o síndrome de realimentação. Pretende-se ainda contribuir para que os alunos adquiram competências transversais e avançadas do nutricionista especialista (Regulamento n.º 55/2019) as quais representam um conjunto de conhecimentos e capacidades que o tornam capaz de realizar uma intervenção a um nível mais avançado a pessoas, grupos, organizações e comunidades
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias de ensino serão através de aulas teórico-práticas do tipo expositivo, interrogativo e demonstrativo com recurso a casos de estudo/clínicos. Envolverá ainda a participação ativa do aluno no processo de ensino-aprendizagem: pesquisa, avaliação crítica, tratamento e transmissão de informação científica sobre temas relevantes para a unidade curricular, com impacto na nutrição clínica.   A avaliação da unidade curricular consistirá na realização de um teste teórico escrito e da apresentação de um caso clínico resultando a nota final da média aritmética das duas componentes. Os alunos serão aprovados com uma nota superior a 9,5 valores (considerando as duas componentes). A melhoria da classificação ocorrerá por realização de um exame na época de recurso.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    - Ayers, P., Bobo, E.S., Hurt, R.T., Mays, A.A., & Worthington, P.H. (eds). (2020). ASPEN Parenteral Nutrition Handbook. 3rd ed.. Silver Spring: American Society for Parenteral and Enteral Nutrition. - Corkins, R.M. (ed). (2015). The ASPEN Pediatric Nutrition Support Core Curriculum. 2nd ed. Silver Spring: American Society for Parenteral and Enteral Nutrition. - Malone, A., Carney, L.N., Carrera, A.L., & Mays, A. (eds). (2019). ASPEN Enteral Nutrition Handbook. 2nd ed. Silver Spring: American Society for Parenteral and Enteral Nutrition. - Mueller, C.M. (ed). (2017). The ASPEN Adult Nutrition Support Core Curriculum. 3rd ed. American Society for Parenteral and Enteral Nutrition. - Sobotka, L. (ed). (2019). Basics in Clinical Nutrition. 5th ed. Prague: Galen.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios