filmeu

Disciplina Tecnologias da Imagem Cinematográfica

  • Apresentação

    Apresentação

    Hoje, a reflexao e o pensamento cinematograficos consideram cada vez mais a dimensao tecnologica da imagem fílmica ao longo da historia e o seu peso na estetica das obras produzidas, numa perspetiva contra-determinista. Dominar a historia das transformacoes tecnologicas da imagem na sua relacao com a historia e a estetica do cinema permite aplicar ferramentas teoricas e epistemologicas no campo das varias areas praticas num arquivo. Os alunos poderao identificar, qualificar e situar as obras filmicas tambem a partir da sua tecnica e estetica, numa nova perspetiva de historiografia do cinema. É também necessário conhecer as principais alterações da imagem dos materiais fílmicos, numa perspectiva arquivística.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A emulsao fotossensivel a preto e branco (perforações e formatos da imagem) (Os diferentes tipos de elementos cinematográficos: negativo/positivo/ reversível/ internegativo/interpositivo) Os suportes 1. Nitrato de Celulose – principais formatos 2. Peliculas “Safety” e peliculas “Estar” e “Cronar” – principais formatos 3. As tecnicas “a cores” – stencil/tintagem/viragem do cinema mudo 4. Os processos "a cores" e a sua evolucao (sistemas aditivos e substrativos) Deteriorações físicas, químicas e biológicas do nitrato de celulose / Deteriorações dos acetates Deteriorações físicas, químicas e biológicas das emulsões a preto e branco e das técnicas "a cores"      
  • Objetivos

    Objetivos

    Os objetivos principais desta unidade curricular sao a aquisicao de conhecimentos solidos e aprofundados da evolucao tecnologica cinematografica de captacao, processamento, deteriorações/alterações física, químicas e biológicas dos materiais.  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bordwell, D., Thompson. K. (2018). Film History: An Introduction. New York: McGraw-Hill Higher Education; 3rd Edition. Gaudreault, A. & Lefebvre, M. (dir.) (2015). Techniques et technologies du cinema : Modalites, usages et pratiques des dispositifs cinematographiques a travers l'histoire. Rennes: PU RENNES. Brown, H. (2020). Physical Characteristics of Early Films as Aids to Identification. FIAF: Bruxelles. Flueckiger, B. (ed) (2020). Color Mania. The Material of Color in Photography and Film. Lars Muller: Zurich. Lipton, L. 2021). The Cinema in Flux. Springer: New York. Montanaro, C. (2019). Silver Screen to Digital: A Brief History of Film Technology. New Barnet UK: John Libbey Publishing. Salt, B. (2003). Film Style and Technology: History and Analysis. Slide, A. (2000), Nitrate won't wait: a history of film preservation in the United States, Jefferson: McFarland & Company. Usai, P. C. (2001). The Death of Cinema: History, Cultural Memory and the Digital Dark Age. London: BFI.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios