filmeu

Disciplina Técnicas e Laboratório de Som

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular insere-se no mestrado em Património Cinematográfico e Audiovisual e permite introduzir os estudantes aos aspectos históricos, técnicos e práticos do som e da música no cinema.  
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Noções gerais de acústica; O cinema silencioso (mudo); O acompanhamento musical e criação de efeitos sonoros; A introdução e evolução tecnológica do som no cinema: desafios associados aos primeiros sistemas de sincronização som/imagem; O fonógrafo; O chromomegafone; Os sistemas óticos; Movietone; Vitafone; A fita magnética: A evolução dos microfones e sistemas de amplificação; O design sonoro como forma de arte: os “foleys”; As paisagens sonoras; Os musicais e bandas sonoras; Razão e sentimento na comunicação audiovisual; Perspetivas globais: as indústrias cinematográficas mundiais e a estandardização de referências estético-artísticas; A revolução digital; A imersividade sonora Estudos de caso: filmes influentes Desafios e controvérsias: problemáticas em torno da qualidade; O Arquivo Nacional do Som; Direções futuras: o potencial da inteligência artificial; Técnicas genéricas de edição e montagem de estruturas sonoras para cinema; Técnicas de restauro sonoro digital;
  • Objetivos

    Objetivos

    A unidade curricular insere-se no mestrado em Património Cinematográfico e Audiovisual e permite introduzir os estudantes aos aspetos históricos, técnicos e práticos do som e da música no cinema. São objetivos principais da unidade curricular conhecer e analisar os desenvolvimentos históricos do som e da música no cinema, assim como adquirir conhecimentos científicos, técnicos e práticos na área do som. Ao desenvolvimento de competências técnico-práticas alia-se o desenvolvimento das capacidades analíticas, críticas e criativas na abordagem do som num contexto audiovisual. Estes conhecimentos favorecerão a aquisição de competências no contato direto com os equipamentos quer num contexto de produção, quer de arquivo (preservação, tratamento/ restauro, curadoria).
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Exposição e apresentação de conteúdos via Powerpoint e documentos audiovisuais. Análise de excertos de obras cinematográficas. Visualização de documentários sobre o som no cinema. Estudo e discussão de textos fundamentais. Realização de trabalho prático de aplicação dos conhecimentos. Disponibilização de documentação de apoio ao estudo através das plataformas e e-Learning da Universidade - Moodle;
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Buhler, James,. (2010). Hearing the Movies: music and sound in film history, Oxford. Oxford University Press. Chion, M. (1994). Audio-vision: Sound on Screen . Columbia University Press. Gaines, J. M. (2015). Composing for Moving Pictures: The Essential Guide . Oxford University Press. Gomery, Douglas (2005). The Coming of Sound: a history. New York, Routledge. Pereira, Arthur (2016). Sound Recording for Films: the history and development of sound recording. Read Books Limited Taylor & Francis. Huber, D. M. (2018). Modern Recording Techniques (Ninth Edition) . T Taylor & Francis. Kalinak, K. (2010). Film Music: A Very Short Introduction . Oxford University Press. Sider, L., Sider, J., & Freeman, D. (2003). Soundscape: The School of Sound Lectures, 1998-2001 . Wallflower Press. Zettl, H. (2016). Sight, Sound, Motion: Applied Media Aesthetics . Cengage Learning.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios