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Disciplina Gestão de Coleções Audiovisuais

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular é principalmente assegurada pela Professora Teresa Borges,Responsável da Biblioteca e Arquivo fotográfico da Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema. A unidade curricular tem como objectivo compreender e reflectir sobre os vários conceitos associados à gestão de colecções, abordando políticas, procedimentos e metodologias de trabalho.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Os conteudos programaticos da unidade curricular dividem-se entre uma perspetiva historica das origens dos arquivos audiovisuais a partir das politicas adoptadas em Portugal de salvaguarda do Patrimonio e uma analise critica das praticas de preservacao contemporaneas. A parte analitica considera diversas dinamicas envolvidas na gestao de arquivos audiovisuais hoje em dia, inclusive: - prospecção, selecção, aquisição; - a gestão do arquivo fílmico e não fílmico; - tratamento documental – catalogação; tratamento documental – indexação; - acesso; - comunicação e transmissão. - as politicas de preservacao e exibicao; - o deposito legal; - os desafios apresentados por processos de digitalizacao e desmaterializacao; - o papel da Internet e formas alternativas de arquivo.   Na parte prática, iremos visitar vários arquivos com coleções audiovisuais em Portugal.
  • Objetivos

    Objetivos

    A unidade curricular pretende satisfazer dois macro-objetivos de aprendizagem. Em primeiro lugar, os estudantes irao adquirir uma melhor compreensao das origens dos arquivos audiovisuais e das praticas de preservacao de artefactos fimicos. Este conhecimento historico sera complementado por uma capacidade de interpretac¿ao critica dos valores socioculturais embrenhados nas configuracoes especificas assumidas pelos arquivos audiovisuais ao longo do tempo. Em segundo lugar, os estudantes irao adquirir competencias de leitura das complexas problematicas politicas, economicas e culturais que afetam a gestao de arquivos audiovisuais. Por sua vez, estas competencias serao acompanhadas pela capacidade de formulacao de propostas informadas, criticas e criativas que permitam enfrentar as contradicoes no seio do contexto arquivistico contemporaneo.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BORGES, Teresa Barreto (2021), “‘Tu que me lês,’”. Almeida, B., Costa, R., & Medeiros, F. (2021). Controlled vocabularies and knowledge organisation for the digital humanities: Proceedings. NOVA FCSH/CLUNL. https://doi.org/10.34619/pgtp-upne FAIRBAIRN, Natasha, PIMPINELLI, Maria Assunta, ROSS, Thelma (2016), The FIAF Moving Image Cataloguing Manual. Brussels: FIAF. LAYNE, Sara Shatford (2002), Subject Access to Art Images, In Introduction to Art Image Access: Issues, Tools, Standards, Strategies. Los Angeles: Getty Research Institute, 2002: 1- 19, disponível em https://www.getty.edu/research/publications/electronic_publications/intro_aia/layne.pdf PINA, Luís de (1983), “Cinemateca Nacional: dos primórdios aos anos 80”. Cinemateca 25 Anos. Lisboa: Cinemateca Portuguesa, 1983, p. 7-53.
INSCRIÇÃO AVULSO
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