-
Apresentação
Apresentação
A preservação de materiais audiovisuais continua a ser um tema muito relevante e complexo. Para além da complexidade dos materiais audiovisuais e da urgência da digitalização, os conceitos relacionados com as características técnicas significativas e o impacto que cada uma delas tem nos ficheiros audiovisuais digitais podem ser dramáticas. Estes desafios são acentuados pelo aparecimento de formatos de vídeo avançados, como a Realidade Virtual, a Realidade Aumentada e o vídeo de 360°..
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6353-23334
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Módulo 1 - Televisão e Cinema (7 sessões): Docente: Júlio do Carmo Barata A Televisão e a convergência com o cinema Conceitos básicos - Estruturas de arquivos audiovisuais As Melhores práticas na preservação digital Materiais audiovisuais no contexto da preservação digital. Outras Questões. Normas e tecnologias aplicadas no Arquivo Audiovisual Estudos de caso. Prática com arquivistas que trabalham com materiais audiovisuais Arquivo Broadcast Prática no Arquivo na RTP O Arquivo de Conteúdos Adaptados A Inteligência Artificial no Arquivo audiovisual Módulo 2 – Filme e Televisão (6 sessões): Docente: João Braz 1. Apresentação da cadeira, prazos e modalidades de avaliação 2.Introdução à ferramentas de edição cinematográficas e aos processos de pós-produção. 3. Desenvolvimento de trailer promocional de projeto de televisão 4. Criação de projeto pessoal de curta-metragem baseado em material de arquivo
-
Objetivos
Objetivos
A presente unidade curricular propõe, como principal objetivo, fornecer aos alunos conhecimentos específicos das imagens em movimento e tecnologias que são marcantes no desenvolvimento do cinema e da televisão em todo o Mundo e em particular em Portugal que seguiu a norma Europeia da EBU/UER. Os alunos vão apreender terminologias, competências e conceitos necessários para adquirir valências cruciais que permitam reconhecer os diferentes formatos cinematográficos, géneros de conteúdos de arquivo de televisão, que são transversais ao cinema e à TV nos dias de hoje. É proposto aos alunos a utilização da montagem cinematográfica como ferramenta essencial de trabalho e criação, explorando o potencial criativo do cinema a partir de materiais de arquivo. Através de uma abordagem teórico-prática, procura-se desenvolver competências na seleção, organização e reconfiguração de imagens pré-existentes, estimulando a reflexão crítica sobre memória, história e reaproveitamento de imagens.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas N/A
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Barata, Júlio C. (2017). A Re(E)volucão do Vídeo no Cinema e na TV. Lisboa. Edições Universitárias Lusófonas. Casey, M. 2015. 'Why Media Preservation Can't Wait: The Gathering Storm' IASA Journal 44, pp. 14?22. Acessível em: https://web.archive.org/web/20200906155506/https://mdpi.iu.edu/doc/storm.pdf last Acedido em 2023/08/09 Cocciolo, A. 2017. Moving Image and Sound Collections for Archivists. Chicago: Society of American Archivists. Cury, Ivan (2011) Directing and Producing for Television: A Format Approach. Oxford: Fourth Edition, Focal Press. Ernst, W. & Parikka, J. (2012) Digital Memory and the Archive. Minneapolis, MN: University of Minnesota Press. Hilmes, Michele (2003). The Television History Book. London. British Film Institute Gracy, K. 2007. Film Preservation: Competing Definitions of Value, Use, and Practice. Chicago: Society of American Archivists. Poynton, C. (2003). A Technical Introduction to Digital Video. New York: J. Wiley.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não