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Apresentação
Apresentação
Esta UC relaciona o funcionamento do mercado do patrimonio audiovisual com as praticas de restauro digital; distinguir entre os processos de migracao, preservacao e restauro digital; adotar uma atitude critica e etica em relacao as possibilidades e aos limites das praticas de restauro digital. Prática do software de restauro Diamant.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 9
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6353-23340
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. O contexto digital 1.1. A transicao para o cinema digital: historia, teoria e praticas 1.2. O mercado e o ecossistema do patrimonio audiovisual 1.3. Principios e desafios da preservacao digital 2. A pratica no restauro digital (software Diamant) 2.1. Principios orientadores e limites eticos do restauro de obras de arte 2.2. Defeitos e caracteristicas: conhecer as matrizes filmicas e videograficas 2.3. Fluxos de trabalho de restauro digital por/para cinematecas 2.4. Analise critica de casos de estudo 3. Tecnicas do restauro digital 3.1. Espacos de cor 3.2. Tecnicas de restauro 3.3. Correcao de cor 4. Trabalhos praticos
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Objetivos
Objetivos
Esta UC tem como objetivo dotar os estudantes de competencias elementares de praticas de restauro digital. O ensino destas competencias tecnicas e contextualizado por reflexoes teoricas e eticas sobre ferramentas digitais, principios de restauro de obras de arte e o funcionamento do mercado do patrimonio audiovisual. No final da CU, os estudantes devem conhecer e saber usar as principais tecnicas e ferramentas práticas (software Diamant) e conceptuais de restauro digital de cinema de forma critica e etica.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
N/A
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
COSTA, Jose¿ Manuel. (2018). The Place of Analogue and the Double Life of Digital. Journal of Film Preservation 98, abril, 17-24. NOWAK, Anne. (2012). Digital Cinema Technologies from the Archive’s Perspective. Bruxelas: FIAF Technical Commission. https://www.fiafnet.org/images/tinyUpload/E-Resources/Commission-And-PIP- Resources/TC_resources/Nowak%20-%20Digital%20Cinema%20Technologies%20v2.0%20FIAF-TC_final%20V1.1.pdf USAI, Paolo C. (2014). The Lindgren Manifesto: The Film Curator of the Future. In Film Manifestos and Global Cinema Cultures: A Critical Anthology. Scott MacKenzie (ed.). Berkeley: University of California Press, pp. 558-559. WALLMU¿LLER, Julia. (2007). Criteria for the Use of Digital Technology in Moving Image Restoration. The Moving Image, Volume 7, Number 1, Spring, pp. 78-91. https://doi.org/10.1353/mov.2007.0032 ORAN, Andrew. ROTH, Vince. (2012). Color Space Basics. AMIA Tech Review (Issue 4), pp. 1-22.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim