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Disciplina Metodologias de Investigação

  • Apresentação

    Apresentação

    Introdução às principais metodologias de investigação. Fundamental para que os estudantes adquiram conhecimentos e competências tendo em vista a elaboração da dissertação e/ou do projeto prático.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Parte teórica: desenhar proposta de dissertação: Revisão FUC e linhas-guia da faculdade Análise dos tipos de metodologia existentes Estado da arte, revisão de literatura e procura de fontes Formulação do problema de investigação e relativas hipóteses Apresentação de exemplos históricos relevantes para a área de estudo Apresentação sumária dos alunos Resolução de dúvidas e afinação apresentações Parte pratica: acompanhamento individuais de enquadramento dos projetos práticos ou teóricos
  • Objetivos

    Objetivos

    - conhecer as tipologias principais de metodologias de investigação; - padronizar modelos e estruturas da escrita científica; - conhecer as tendências de maior importância contemporânea para a área de estudo; - competências em formulação de propostas de investigação; - ter uma linha coerente e sólida para elaborar o projeto prático e teórico de tese 
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A divisão em duas partes do programa com dois docentes diferentes oferece uma maior riqueza metodológica em função dos objectivos que se querem atingir. O visionamento de exemplos sobre os temas das aulas ajuda ao debate crítico que se quer estabelecer entre professor e aluno a este nível de ensino.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Cattrysse, P. (2014). Descriptive Adaptation Studies. Epistemological and Methodological Issues. Garant. Logan, W., Craith, M. N., & Kockel, U. (Eds.) (2016). A Companion to Heritage Studies. Wiley Blackwell. Rose, G. (2022). Visual Methodologies. An Introduction to Researching with Visual Materials. University of Oxford. Saldaña, J. (2011). Fundamentals of Qualitative Research. Oxford University Press. Salles, C. A. (2008). Crítica Genética. Fundamentos dos Estudos Genéticos sobre o Processo de Criação Artística. EDUC. Stettler, R. (2014). The Politics of Knowledge Work in the Post-Industrial Culture. Understanding the Dissemination of Knowledge of the Sciences, Humanities, and the Arts. Ambra. Vannini, P. (Ed.) (2015). Non-Representational Methodologies. Re-Envisioning Research. Routledge.  
INSCRIÇÃO AVULSO
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