-
Apresentação
Apresentação
Esta UC teórico-prática basear-se-á em aulas de debate e análise, tutoriais e exercícios práticos, visitas a estúdios de artistas, instituições culturais e outros instrumentos. O estudante terá feedback e feedforward constantes, contextualizadores da sua prática. Promover-se-á a escrita de micro-ensaios, artists statements e propostas de curadoria dos projetos pessoais.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT7008-10171
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
0. Heranças da estética e do pensamento artístico dos séculos XVII-XIX. 1. O século XX: o pós-modernismo; inquietações e tendências: sublime, abjecção, horror, performance, body art, site-specific, arte digital, auto-ficção; disciplinas, fronteiras e sistemas de arte contemporâneos. 2. O século XXI: remediação e liveness; ecologia e Antropoceno; decolonização; intervenção e política; estudos miméticos e hipermimese; IA; profissionalização e organização laboral de artistas e estruturas artísticas. 3. O gesto de auto-teorização.
-
Objetivos
Objetivos
Conhecer relações entre teoria crítica, sistemas da arte, técnicas culturais e produção simbólica. Compreender a genealogia de um pensamento crítico, enquadrá-lo historicamente em paradigmas teóricos. Reconhecer e problematizar as interseções da teoria da arte com a cultura, política, identidade e sociedade na possibilidade da experiência – o seu papel enquanto técnica cultural a nível prático, simbólico e estético. Compreender a contingência do contemporâneo como fenómeno de mediação. Investigar com método e juízo crítico o impacto do sistema das artes no projeto artístico. Robustecer propostas articuladas com o projeto artístico e que contribuam para a criação de micro-comunidade das artes, que promovam a democracia, equidade e universalidade. Desenvolver projetos interdisciplinares com impacto no contexto académico, artístico, histórico e crítico da teoria da arte, e promover investigação que alcance em diferentes sectores da sociedade, outras geografias e de relevo internacional.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Esta UC teórica e prática basear-se-á em aulas de debate e análise, tutoriais e exercícios práticos, visitas a estúdios de artistas, instituições culturais e outros instrumentos. O estudante terá feedback e feedforward constantes, contextualizadores da sua prática.Promover-se-á a escrita de micro-ensaios, artists statements e propostas de curadoria dos projetos pessoais. O questionar de problemas, a sua circunscrição e explicitação serão formas principais de exploração, paralelamente à heurística do texto, para delinear um framework de reflexão sobre problemáticas, campos de análise da teoria da arte, teoria crítica e produção artística. Esta metodologia será complementada com exercícios práticos, inverted classroom, por ex., na constituição de dossiers de projeto pessoal que estendam e atestem a aplicabilidade dos conceitos trabalhados na UC. A verificação e follow-up das competências adquiridas será realizada como um open studio (o estudante apresentará as suas reflexões e trabalhos).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bourriaud, N. (2002) Relational Aesthetics. Presses du Reel, Paris. Danto, A. (1992) Beyond the Brillo Box: The Visual Arts in Post-Historical Perspective. Farrar, Strauss and Giroux, New York. De Duve, T., (1998) Kant After Duchamp. MIT Press, Cambridge, Massachusetts, London, England. Elkins, J. (2003) What Happened to Art Criticism? Prickly Paradigm Press, Chicago, USA. Foster, H., Krauss, R., Bois, Y-A. (2004) Art Since 1900. Thames and Hudson, New York, USA. Harrison, C., Wood, P. (2000) Art In Theory 1900-2000: An Anthology Of Changing Ideas. Blackwell Publishing, New Jersey, USA. Kittler, Friedrich [1986]. Gramophone, Film, Typewriter. Stanford University Press, Stanford, California. Luhmann, N. (2000) Art as a Social System. Stanford University Press, Stanford, California. Reeves-Evison, T., Shaw, J. K. (2017) Fiction as Method. Sternberg Press, London. Siegert, B. [2015] Cultural Techniques – Grids, Filters, Doors, and Other Articulations of the Real. Fordham University Press
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não