filmeu

Disciplina Teorias da Arte Contemporânea

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC teórico-prática basear-se-á em aulas de debate e análise, tutoriais e exercícios práticos, visitas a estúdios de artistas, instituições culturais e outros instrumentos. O estudante terá feedback e feedforward constantes, contextualizadores da sua prática. Promover-se-á a escrita de micro-ensaios, artists statements e propostas de curadoria dos projetos pessoais.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    0. Heranças da estética e do pensamento artístico dos séculos XVII-XIX. 1. O século XX: o pós-modernismo; inquietações e tendências: sublime, abjecção, horror, performance, body art, site-specific, arte digital, auto-ficção; disciplinas, fronteiras e sistemas de arte contemporâneos. 2. O século XXI: remediação e liveness; ecologia e Antropoceno; decolonização; intervenção e política; estudos miméticos e hipermimese; IA; profissionalização e organização laboral de artistas e estruturas artísticas. 3. O gesto de auto-teorização.
  • Objetivos

    Objetivos

    Conhecer relações entre teoria crítica, sistemas da arte, técnicas culturais e produção simbólica. Compreender a genealogia de um pensamento crítico, enquadrá-lo historicamente em paradigmas teóricos. Reconhecer e problematizar as interseções da teoria da arte com a cultura, política, identidade e sociedade na possibilidade da experiência – o seu papel enquanto técnica cultural a nível prático, simbólico e estético. Compreender a contingência do contemporâneo como fenómeno de mediação. Investigar com método e juízo crítico o impacto do sistema das artes no projeto artístico. Robustecer propostas articuladas com o projeto artístico e que contribuam para a criação de micro-comunidade das artes, que promovam a democracia, equidade e universalidade. Desenvolver projetos interdisciplinares com impacto no contexto académico, artístico, histórico e crítico da teoria da arte, e promover investigação que alcance em diferentes sectores da sociedade, outras geografias e de relevo internacional.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Esta UC teórica e prática basear-se-á em aulas de debate e análise, tutoriais e exercícios práticos, visitas a estúdios de artistas, instituições culturais e outros instrumentos. O estudante terá feedback e feedforward constantes, contextualizadores da sua prática.Promover-se-á a escrita de micro-ensaios, artists statements e propostas de curadoria dos projetos pessoais. O questionar de problemas, a sua circunscrição e explicitação serão formas principais de exploração, paralelamente à heurística do texto, para delinear um framework de reflexão sobre problemáticas, campos de análise da teoria da arte, teoria crítica e produção artística. Esta metodologia será complementada com exercícios práticos, inverted classroom, por ex., na constituição de dossiers de projeto pessoal que estendam e atestem a aplicabilidade dos conceitos trabalhados na UC. A verificação e follow-up das competências adquiridas será realizada como um open studio (o estudante apresentará as suas reflexões e trabalhos).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bourriaud, N. (2002) Relational Aesthetics. Presses du Reel, Paris. Danto, A. (1992) Beyond the Brillo Box: The Visual Arts in Post-Historical Perspective. Farrar, Strauss and Giroux, New York. De Duve, T., (1998) Kant After Duchamp. MIT Press, Cambridge, Massachusetts, London, England. Elkins, J. (2003) What Happened to Art Criticism? Prickly Paradigm Press, Chicago, USA. Foster, H., Krauss, R., Bois, Y-A. (2004) Art Since 1900. Thames and Hudson, New York, USA. Harrison, C., Wood, P. (2000) Art In Theory 1900-2000: An Anthology Of Changing Ideas. Blackwell Publishing, New Jersey, USA. Kittler, Friedrich [1986]. Gramophone, Film, Typewriter. Stanford University Press, Stanford, California. Luhmann, N. (2000) Art as a Social System. Stanford University Press, Stanford, California. Reeves-Evison, T., Shaw, J. K. (2017) Fiction as Method. Sternberg Press, London. Siegert, B. [2015] Cultural Techniques – Grids, Filters, Doors, and Other Articulations of the Real. Fordham University Press
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios