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Disciplina Pensamento Crítico

  • Apresentação

    Apresentação

    UC optativa que visa introduzir os estudantes ao pensamento crítico, promovendo a participação ativa, o debate e a reflexão sobre a relação entre arte e sociedade. Através da análise de textos de artistas, curadores, críticos e filósofos, da produção de artigos e da realização de aulas teórico-práticas em formato role-play, os estudantes desenvolvem competências de argumentação, leitura crítica e aprendizagem colaborativa. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    O percurso desta UC conduz os alunos à reflexão sobre as seguintes questões: 1. O que significa pensar criticamente e quais são os seus princípios fundamentais? 2. Como distinguir entre opinião, crença e conhecimento?  3. De que forma se constrói uma argumentação válida, coerente e persuasiva? 4. Como analisar criticamente imagens e textos, articulando forma e conteúdo? 5. Que métodos permitem avaliar criticamente ideias, obras e discursos de outros?
  • Objetivos

    Objetivos

    - Dotar os alunos de ferramentas conceptuais e metodológicas que fortaleçam a sua autonomia intelectual, capacitando-os para identificar premissas, avaliar e estruturar argumentos, bem como desenvolver as suas próprias interpretações de obras de arte e dos discursos que as acompanham (textos de artistas, curadores, críticos, historiadores ou filósofos).  - Aplicar metodologias de análise crítica, tais como o processo de revisão por pares (peer review) e o método SWOT (forças, fraquezas, ameaças e oportunidades), de forma a avaliar e emitir juízos críticos sobre trabalhos e apresentações de colegas.  - Estimular as relações interpessoais e a partilha na sala de aula, demonstrando o valor do diálogo e da escuta ativa como parte fundamental do pensamento crítico.  - Sensibilizar para a importância do pensamento crítico na vida académica e na sociedade contemporânea, marcada por fenómenos de superficialidade, alienação e desinformação.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A dinâmica de sala de aula privilegia a participação ativa e o debate. Em cada aula, é disponibilizado um texto de um artista, curador, crítico, historiador ou filósofo, que os alunos deverão ler de forma preparatória. Na aula seguinte, os textos servem de ponto de partida para discussões coletivas, cruzando-se com outros temas, obras e imagens, de modo a estimular a análise, o pensamento crítico e a reflexão sobre a relação entre arte e sociedade. Este modelo fomenta a cultura visual, promove a argumentação e uma aprendizagem dialógica. Os estudantes realizam ainda dois exercícios principais ao longo do semestre que combinam teoria e prática, leitura e discussão, escrita e reflexão. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Berger, J. (2018). Modos de ver. Lisboa: Antígona. Eco, U. (2016). Obra aberta. Lisboa: Relógio d’Água. Fisher, A. (2011). Critical thinking: An introduction. Cambridge: Cambridge University Press. Foucault, M. (2018). As palavras e as coisas: Uma arqueologia das ciências humanas. Lisboa: Edições 70. Manguel, A. (2020). Ler imagens: Em que pensamos quando olhamos para arte. Lisboa: Edições 70. Platão. (2015). Teeteto. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Rutherford, A. (2019). Models for critical thinking: A fundamental guide to effective decision making, deep analysis, intelligent reasoning, and independent thinking. Düsseldorf: VDZ Verband Deutscher Zeitschriftenverleger. Williams, G. (2014). How to write about contemporary art. Londres: Thames & Hudson.
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