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Apresentação
Apresentação
UC teórica optativa, cujo programa incide sobre os conceitos fundadores, problemas e dilemas dos Direitos Humanos. Propõe-se uma abordagem teórico-prática, articulando a análise dos direitos humanos e a reflexão sobre o papel da arte na sociedade. Os alunos são encorajados a desenvolver um trabalho alinhado com os seus interesses e projetos de investigação e incentivados a explorar conceitos como: liberdade, justiça social e multiculturalismo, examinando de que modo estes se articulam com identidades diversas, tensões sociais e desigualdades.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT7008-23357
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
O percurso desta UC conduz os alunos à reflexão sobre as seguintes questões: 1. O que entendemos por direitos humanos universais e quais são os desafios e os limites do seu reconhecimento em diferentes contextos? 2. De que forma pode a arte questionar desigualdades e estimular a consciência social sobre a liberdade, a justiça e a responsabilidade coletiva? 3. Que artistas, movimentos e práticas artísticas, tanto históricas como contemporâneas, problematizam questões ligadas aos direitos humanos? 4. De que maneira é que arte nos pode aproximar de diferentes formas de vulnerabilidade? 5. Até que ponto o compromisso com causas sociais e políticas pode condicionar a autonomia estética do trabalho do artista?
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Objetivos
Objetivos
Nesta UC o estudante desenvolverá conhecimentos, aptidões e competências para: Identificar os direitos humanos universais e das suas principais problemáticas na atualidade, reconhecendo os desafios e os limites da sua aplicação global. Reconhecer os principais artistas, movimentos artísticos e pensadores que contribuem para uma problematização dos direitos humanos através do seu trabalho. Compreender de que modo a prática artística pode intervir em questões de direitos humanos, explorando estratégias que promovam reflexão, empatia e consciência coletiva. Fomentar a atenção e o cuidado do mundo em que vivemos, bem como a lucidez social e o papel do artista socialmente comprometido. Produzir um trabalho de investigação artística que demonstre a capacidade do aluno para integrar problemáticas discutidas na UC no âmbito do seu próprio projeto.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A primeira metade do semestre é composta por aulas de carácter expositivo sobre os conteúdos programáticos anteriormente mencionados, nas quais o docente recorre a meios audiovisuais para partilhar imagens, vídeos ou citações. Após a exposição inicial, os alunos são convidados a intervir ativamente, discutindo as obras e os textos apresentados, podendo realizar-se leituras acompanhadas e debates que transitam de uma aula para a outra. A segunda metade do semestre é dedicada à elaboração de um trabalho teórico-prático, devendo os alunos tirar partido do tempo da aula para o desenvolver com acompanhamento docente. Este trabalho deverá ir ao encontro aos interesses do aluno e às especificidades do seu projeto de investigação, podendo já encará-lo como um contributo para a futura dissertação. Durante este período, serão agendadas apresentações orais acerca dos trabalhos em desenvolvimento, às quais os colegas assistem de forma ativa, utilizando o método de análise SWOT.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
BESHTY, Walead – Ethics [Documents of Contemporary Art]. Londres: Whitechapel Gallery, 2015. CARDOSO, Fernando da Silva – Direitos humanos: Reflexões a partir da arte, gênero(s) e movimentos sociais. Maringá: Viseu, 2018. CASTELLANO, Carlos Garrido; RAPOSO, Paulo – Textos para uma História da Arte Socialmente Comprometida. Lisboa: Sistema Solar, 2019. FREEMAN, Michael – Human Rights [Key Concepts]. Cambridge: Polity Press, 2022. MBEMBE, Achille – A Comunidade Terrestre. Lisboa: Antígona, 2024. LE GUIN, Ursula K. – The Ones Who Walk Away From Omelas [1973]. in The Winds Twelve Quarters & The Compass Rose. Londres: Gollancz, 2015. KILOMBA, Grada – Memórias da Plantação: Episódios de Racismo Quotidiano. Lisboa: Orfeu Negro, 2022 KRENAK, Ailton – Ideias para Adiar o Fim do Mundo. Lisboa: Antígona, 2025
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não