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Apresentação
Apresentação
UC optativa que visa dar a conhecer: as especificidades das práticas artísticas participativas e/ou comunitárias; as práticas artísticas recentes no âmbito da arte dita Participativa, Colaborativa, Dialógica e Comunitária; as metodologias artísticas direcionadas para a intervenção no espaço público; bem como as ferramentas conceptuais e criativas em projetos comunitários. No final, o objetivo principal é conceber um projeto artístico no espaço público ou com a comunidade e que pode ser instalação, pintura, performance, vídeo ou outro media devidamente contextualizado.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT7008-24073
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1 - Arte Participativa, Arte Colaborativa, Arte Dialógica, Arte Comunitária. Conceitos e definições. 2 - Arte Participativa, Arte Colaborativa, Arte Dialógica, Arte Comunitária. Estudos de caso e investigação. 3 - Criação e desenvolvimento de um projeto artístico.
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Objetivos
Objetivos
Esta UC tem como objetivo geral abordar as especificidades das práticas artísticas participativas e/ou comunitárias, em três momentos: Investigar, Refletir, Criar. Os objetivos específicos são: 1. Conhecer práticas artísticas recentes no âmbito da arte dita Participativa, Colaborativa, Dialógica e Comunitária; 2. Conhecer metodologias artísticas direcionadas para a intervenção no espaço público; 3. Conhecer ferramentas conceptuais e criativas em projetos comunitários; 4. Conceber e pôr em marcha um projeto artístico no espaço público e/ou com a comunidade.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino diversificadas, considerando o professor como um criador de situações de aprendizagem e o estudante como o principal protagonista do seu processo de construção de conhecimento: 1. Aulas introdutórias sobre os conteúdos programáticos através de meios audiovisuais. 2. Observação participante, no contexto das intervenção artísticas identificadas como casos de estudo, e no contexto onde o estudante se propõe realizar o projeto final. O estudante deve registar informação recolhida num diário gráfico. 3. Metodologia de projeto: tutoriais com participação colectiva promovendo o debate entre colegas; identificação de problemas, investigação e procura de soluções. Desenvolvimento de proposta final (projeto artístico no espaço público ou comunitário). O(a) estudante deve registar o processo criativo no diário e noutros suportes considerados adequados. 4. Orientação tutorial individual na criação e desenvolvimento de um projeto artístico no espaço público e/ou comunitário.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Abreu, J.G. & Castro, L. (coord.) (2013) Arte Pública e Envolvimento Comunitário, Porto: UCP/CITAR Bishop, C. (2006). The social turn: Collaboration and its discontents. Artforum Int., 44(6) Bishop, C. (2012). Artificial hells. Participatory art and ... London: Verso Finkelpearl, T. (2000). Dialogues in public art?: interviews with Vito Acconci, John Ahearn...Cambridge, Mass.: MIT Press. Garrido Castellano, C., & Raposo, P. (org.) (2019). Textos para uma História da Arte Socialmente Comprometida. Lisboa: Documenta. Helguera, P. (2011). Education for socially engaged art: A materials and techniques handbook. NY: JPBooks Kester, G. H. (2004). Conversation pieces: Community and communication in modern art. LA: University of California Press. Kester, G. H. (2011). The One and the many: contemporary collaborative art in the global context. London: Duke University Press. Rancière, J. (1999). The ignorant schoolmaster?: 5 lessons in intellectual emancipation. Stanford: Stanford University Press.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não